Carreira / Emprego - Clima entre funcionários preocupa empresas e é considerado na remuneração
A realização de pesquisas de clima organizacional no Brasil não é apenas uma
prática bastante difundida entre as empresas, como já está atingindo sua
maturidade e, cada vez mais, vem se tornando uma tendência mundial no mercado.
A conclusão é da Watson Wyatt, que divulgou a "Pesquisa sobre Gestão de Clima
Organizacional - Engajamento e uma nova fronteira: A efetividade do
colaborador".
Maioria das empresas se preocupam
O estudo constatou que 67% das empresas realizam pesquisas de clima
organizacional. Dentre as que não executam, no entanto, 26% pretendem implantar
a medida. De modo geral, essa prática vem sendo desenvolvida, em média, há seis
anos, com uma adesão significante dos colaboradores.
Na análise por área de atuação, a prática é mais comum em empresas de
telecomunicações, serviços públicos, energia e água, com uma incidência de nada
menos que 100%. Em seguida, aparecem as do setor automotivo e de autopeças (87%)
e de alimentos, agricultura, bebidas e fumo (78%).
Clima conta na avaliação de desempenho
Em 32% das empresas, os resultados da pesquisa de clima entram na avaliação do
desempenho. Quarenta e dois por cento das companhias também pretendem implantar
a medida.
Além disso, os resultados são usados como índice para a remuneração variável,
presente hoje em apenas 15% das empresas, mas com perspectivas de introdução em
mais 28% das entrevistadas.
Executivos priorizam clima
A decisão sobre a realização da pesquisa de clima vem subindo na agenda dos
executivos, mas seus principais deliberadores continuam sendo os presidentes,
CEOs ( diretores executivos) e integrantes do comitê executivo, em 46,6% dos
casos.
A Gestão de Clima Organizacional é implantada nas empresas por várias razões,
entre as quais destacam-se:
- Identificar/mensurar os pontos fortes da empresa e os de melhoria
(89,6%);
- Melhorar o ambiente de trabalho (74,1%);
- Usar resultados como uma ferramenta de desenvolvimento para o RH
(71,9%);
Apesar de, atualmente, o questionário ser a ferramenta mais utilizado para a
realização das pesquisas, aposta-se na diversificação das metodologias: focus
groups, reuniões/entrevistas e análise documental, entre outros, com
aprofundamento das análises e uso de TI.
Além disso, a pesquisa apurou a redução no ciclo de sua aplicação, com mais
organizações (46%) efetuando o trabalho anualmente e menos (38%) o fazendo
bienalmente.
Desafio
O grande desafio no que se refere ao clima organizacional é a efetividade de
implementação dos programas que visam à sua melhoria.
Embora a maioria das empresas reconheçam a importância do trabalho,
considerando-o crítico e estratégico para o desempenho financeiro frente à
concorrência, apenas 22% conseguem realizar mais de 75% dos seus planos de ação.
O estudo ressalta que essa efetividade de execução independe do tempo que a
prática de clima tem na organização.
Sobre a pesquisa
A pesquisa envolveu 194 empresas nacionais, com receita média de R$ 1 bilhão e
número de aproximadamente 2.300 funcionários, atuantes em diferentes segmentos,
como serviços diversos; alimentos, agricultura, bebidas e fumo; química e
petroquímica; automotivo e autopeças; farma, higiene e cosméticos.
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