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Negócios / Empreendedorismo - Shopping, rua ou galeria: saiba como escolher o ponto comercial 

Data: 11/10/2011

 
 
As pessoas interessadas em abrir a sua empresa devem ficar atentas à escolha do ponto comercial, já que um empreendimento mal localizado pode levar à falência do negócio. Nas grandes cidades, os empresários têm muitas opções como shopping centers, galerias e ruas.

O analista de Atendimento do Sebrae, Marcus Vinícius Bezerra, afirma que antes de optar por qualquer um destes lugares é necessário avaliar alguns aspectos, como o segmento que a empresa irá atuar.

“Ponto ideal é aquele que o cliente consegue ver. No caso do comércio isto é fundamental, já para escritório, o ponto pode ser escondido”, explica.

O presidente do Sindilojas-SP (Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo), Ruy Nazarian, acrescenta que os empresários têm de analisar o seu público-alvo e o produto que irá vender. De acordo com ele, é importante saber o objetivo da empresa para esclarecer o público-alvo.

“É necessário fazer uma pesquisa. Não existe receita de bolo pronta. Os empresários têm de estudar estes indícios. Uma dica é visitar o local em diferentes datas para saber o fluxo de pessoas”, afirma.

Vantagens e desvantagens
Ao analisar os pontos comerciais dos shoppings, galeria ou rua, nota-se que todos apresentam vantagens e desvantagens. A escolha final irá depender do que o empresário tem em mente para o seu negócio.

Vale destacar que os shopping centers estão em ascensão no Brasil. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), até final de dezembro, 124 empreendimentos estavam em construção no País. A previsão é que estes shopping centers fiquem prontos até 2013, com isso estão previstas a abertura de mais 20 mil novas lojas.

Os especialistas afirmam que a principal vantagem em abrir uma empresa em um shopping é a segurança que ele oferece ao empreendedor. Além disso, por ser um centro de compras, atrai mais consumidores. Mesmo que o cliente não tenha ido comprar especificamente em sua loja, a venda não programada pode ocorrer.

Como desvantagem está o custo, já que o preço do aluguel e da luva, que é o valor adiantado pago pelo inquilino ao locador para assinatura de contrato de locação, são mais caros, na comparação com os estabelecimentos de rua.

Rua
Além do custo ser mais baixo, outra vantagem de abrir um ponto comercial na rua é que o empresário pode realizar a sua publicidade da maneira que desejar, como colocar faixas e panfletar próximo ao local. “Ele é mais livre para trabalhar da maneira que quiser. Em contrapartida, a publicidade do shopping, indiretamente, expõe a sua marca”, diz Bezerra.

Em algumas cidades, existem ruas conhecidas por vender determinados produtos, como a Rua São Caetano, 25 de Março, Santa Efigênia e Oscar Freire, todas localizadas em São Paulo. Quem acredita que a concorrência nestas ruas é um ponto negativo está enganado.

“Estas ruas potencializam as vendas do negócio. Em alguns lugares, como a 25 de Março, a região se tornou um ponto turístico”, declara Nazarian.

Galerias
No caso das galerias ou centro de compras, a vantagem é que muitas têm um publico-alvo estabelecido, como a Galeria do Rock e a Galeria Ouro Fino, em São Paulo, o que aumenta a possibilidade de vendas.

Além disso, por ter menos lojas que um shopping center, os empreendedores conseguem tomar decisões de maneira mais rápida e menos burocrática. “As galerias são um mix de shopping e rua. Os empresários têm mais liberdade para fazer uma divulgação focada e mais segurança, mas pagam um preço mais alto do que os pontos comerciais de rua”, finaliza Bezerra.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Karla Santana Mamona
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