A chave para aumentar a criatividade em qualquer organização é ajudar as
pessoas a começar a agir como criativamente como um grupo. Mas como?
Suponha que você queira ser um artista. Você pode começar a comportar-se como
um artista pintando todos os dias, por exemplo. Você pode não tornar-se um Van
Gogh, mas provavelmente vai tornar-se muito mais um artista do que qualquer
outra pessoa que não tenha tentado. Da mesma maneira, as pessoas numa empresa
podem tornar-se mais criativas se começarem a se comportar criativamente.
Michael Michalko (michalko@ frontiernet.net), autor do livro Thinkertoys
(ainda sem tradução no Brasil), diz que existem 16 maneiras de estimular a
criatividade numa empresa veja qual delas pode ser aplicada à sua realidade
(seja criativo!):
1. Melhore todos os dias: Peça para os membros da sua equipe melhorarem
um aspecto de seus trabalhos todos os dias, focando nas áreas que estejam
sob seu controle. Ao final do dia, faça com que se reunam e pergunte o que
fizeram de maneira diferente ou melhor - do que no dia anterior. (Isso
também pode ser feito por períodos um pouco mais longos, como uma semana ou
mês, por exemplo. Basta você escolher um tema prospecção, por exemplo, e
fazer a Semana da Prospeção Criativa, ou coisa parecida. As melhores
histórias podem ser aproveitadas pelo resto da equipe. Depois, é só escolher
outro tema, e assim por diante. Depois de um certo tempo, vocês vão
descobrir dezenas de técnicas criativas e eficientes de vender melhor).
2. Pendure um edital de brainstorming: Coloque um quadro de avisos numa
área central e encoraje as pessoas a participarem com idéias. Escreva um
tema ou problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro.
Providencie notas do tipo Post-it (autocolantes) para que as pessoas possam
escrever e colar suas idéias no quadro. Exemplo: suponhamos que os
vendedores da sua empresa deparem-se regularmente com um certo tipo de
objeção. Descreva a situação na cartolina colorida, cole-a no quadro
criativo, e deixe todos os funcionários da empresa participarem com idéias e
sugestões.
3. Promova uma Loteria de Idéias: Dê um cartão numerado para cada pessoa
que tiver uma idéia criativa. No final do mês, compartilhe todas as idéias
com sua equipe. Faça um sorteio e dê um prêmio para quem tiver o cartão
premiado.
4. Crie um Cantinho da Criatividade: Crie na sua empresa um local (de
preferência uma sala) onde as pessoas possam ir para pensar criativamente.
Coloque no local livros,
vídeos e jogos que estimulem a criatividade. Algumas
empresas chegam a decorar esse tipo de área com fotos de funcionários
quando eram bebês, reforçando a idéia de que todos nascemos espontâneos e
criativos.
5. Inspire através de ícones: Peça às pessoas para colocarem em suas
mesas objetos que representem sua própria interpretação pessoal do que é a
criatividade no trabalho. Por exemplo, uma bola de cristal para representar
o planejamento do futuro, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia
criadora, etc.
6. Almoce com propósito: Encoraje almoços semanais, com no máximo 5
pessoas, só para fazer um brainstorming. Primeiro, peça que leiam alguma
coisa sobre criatividade. Se for um livro, peça que cada um leia um capítulo
diferente. Assim cada pessoa vai ter uma perspectiva diferente sobre como
aplicar a criatividade na empresa. Convide pessoas criativas da sua
cidade para almoçar com o grupo. Peça-lhes para sugerirem como ser mais
criativo no que vocês fazem na empresa.
7. Use Agendas de Idéias Brilhantes: Dê a todos uma agenda de idéias
brilhantes, e peça que escrevam três idéias por dia, durante um mês, sobre
como melhorar as vendas. No final do mês, recolha as agendas e categorize as
idéias. Discuta-as depois com seu grupo, decidindo quais as melhores e como
implantá-las.
8. Organize a Semana das Idéias Estúpidas: Faça com que ter idéias seja
divertido. Organize uma Semana das Idéias Estúpidas e promova um concurso.
Coloque as idéias em algum lugar visível, e depois façam uma votação e
premiem a idéia mais estúpida apresentada. Todos vão se divertir e, no
processo, você vai descobrir que algumas idéias não eram tão estúpidas
assim...
9. Cultive a Criatividade por Comitês: Estabeleça voluntariamente um
Comitê Criativo para discutir e implantar boas idéias apresentadas pelos
funcionários. O comitê pode ter alguma forma pública de demonstrar como
andam as idéias na empresa (um termômetro, por exemplo). Reconheça e premie
as pessoas de acordo com a quantidade e a qualidade de suas contribuições
criativas.
10. Crie o Clube dos Campeões: Pegue um corredor da sua empresa e
transforme uma de suas paredes no Clube dos Campeões. Coloque fotos das
pessoas cujas idéias tenham sido implantadas, junto com um parágrafo
descrevendo a idéia e os benefícios que ela trouxe para a empresa.
11. Misture cérebro esquerdo e direito: Quando fizer um brainstorming em
grupo, tente dividir as pessoas em pensadores com o lado esquerdo
(racionais) e lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões
práticas, convencionais e lógicas. Peça aos intuitivos para sugerirem coisas
ilógicas e pouco convencionais. Depois combine os grupos e discutam as
sugestões.
12. Proponha cotas de idéias: Garanta a criatividade dando a cada
funcionário uma cota semanal (por exemplo, uma idéia por semana). Thomas
Edison usava este sistema. Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada
10 dias e uma grande invenção a cada 6 meses.
13. Exija ingressos criativos: Faça com que seja necessário trazer uma
nova idéia para poder participar de qualquer reunião. A idéia deveria
focalizar algum aspecto de seu trabalho diário, e como isso pode ser
melhorado.
14. Mude de Sim, mas... para Sim, e...: Alguém oferece uma idéia durante
alguma reunião, e as pessoas já começam a dizer sim, mas.... Para mudar essa
mentalidade, quando alguém disser sim, mas..., peça à pessoa que troque essa
frase por sim, e..., continuando onde a pessoa que deu a sugestão havia
parado.
15. Peça sempre 3 soluções: Funcionários não deveriam perder tempo
pensando sobre como uma coisa não vai funcionar ou não pode ser feita. Ao
invés disso, deveriam pensar sobre como fazer alguma coisa funcionar, e
então agir. Exemplo: peça aos seus funcionários uma lista de 3 objetivos ou
tarefas que eles acham que não podem ser feitos. Depois, peça que criem 3
soluções para cada um desses problemas. Depois, não seja preguiçoso: faça
você mesmo a sua lista impossível e resolva-a!
16. Procure por ajuda externa: Jonas Salk, o doutor que desenvolveu a
vacina que erradicou o pólio, regularmente convidava homens e mulheres das
mais diversas formações para participar de suas sessões em grupo. Ele sentia
que isso o ajudava a desenvolver idéias que normalmente não surgiriam se o
grupo fosse muito homogêneo e parecido. Estratégia: convide pessoas de
outros setores da sua empresa para as sessões de brainstorming, e
pergunte-lhes como elas resolveriam o seu problema (isso também pode ser
feito com clientes!).
Lembre-se: toda idéia, de certa forma, é uma contribuição. Agradeça a todos
que participarem com sugestões, mesmo que estas não sejam implementadas. Afinal,
essas pessoas poderiam muito bem ter ficado quietas no seu canto. Ao dar uma
idéia ou sugestão, as pessoas estão de certa maneira se expondo, o que nem
sempre é agradável. Ao agradecer a todos que participarem, você estará
estimulando um ambiente mais criativo e descontraído, ao mesmo tempo que
sinaliza a todos que está aberto para contribuições e novas idéias. Por isso
premie as melhores idéias, e agradeça as outras. É a melhor maneira de garantir
um fluxo constante de energia criativa na sua equipe.