Seguros - Carros: acionar o seguro pode não valer a pena
Muitas pessoas já fazem o seguro para casos de roubo ou de acidentes com o
carro e não pensam duas vezes antes de contatar a empresa para realizar o
conserto do automóvel em alguma necessidade.
No entanto, o segurado deve colocar na ponta do lápis os gastos que terá com o
carro antes mesmo de acionar a seguradora. Isso porque, de acordo com a
Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), em alguns casos, não
acionar pode ser a melhor opção para seu orçamento. Veja abaixo a dica dada pela
revista Pro Teste Dinheiro & Direitos para esta situação.
Conserto mais barato que a franquia
Quando o carro precisa de conserto, a seguradora cobra por uma franquia, com
valor definido no início da contratação do seguro. O segurado tem a opção de
pagar por ela ou não, dependendo dos valores a serem cobrados.
Caso você tenha batido seu carro e o conserto fique em torno de, por exemplo, R$
500 com um mecânico conhecido, e a franquia seja fixada em R$ 700, o melhor é
não acionar o seguro.
Prefira levar você mesmo o carro no mecânico e arcar com os custos. Desta
maneira, você ainda não perde o bônus na hora de uma possível renovação do
contrato, o que torna a possibilidade ainda mais atrativa.
Além disso, o segurado ainda pode optar por pagar uma franquia mais elevada para
reduzir o valor do prêmio (valor do seguro) ou arcar com um prêmio mais caro
para deixar a franquia mais em conta.
Perda total
No caso de perda total do veículo, o valor da franquia não pode ser exigido pela
empresa e ela ainda deve arcar com o custo total do automóvel. Por isso, neste
caso, é importante acionar o seguro.
A indenização do veículo, em caso de perda total, deve ser paga no prazo máximo
de 30 dias, segundo a legislação brasileira. Caso este prazo se torne maior, o
segurado pode exigir seus direitos: juros de 1% ao mês e correção monetária.
Prazo de indenização
Leve em consideração que o prazo para pagamento não segue a partir do dia em que
ocorreu o acidente, mas sim quando todos os documentos foram entregues para o
sinistro, sendo eles: boletim de ocorrência, documentos do veículo e do
motorista. Caso algum deles falte, a indenização não poderá ser dada.
No caso de indenizações de roubos e furtos, de acordo com a Pro Teste, o
segurado precisa ter em mente que o valor deve ser devolvido se o automóvel for
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