Carreira / Emprego - Praia, balada ou restaurante: como agir se encontrar o chefe nestas situações?
Encontrar o chefe fora da empresa é uma situação que gera nervosismo e
ansiedade em muitos profissionais.
Nestas horas, segundo especialistas, as pessoas ficam se perguntando se devem
cumprimentar ou não, se devem ir embora ou simplesmente fingir que não viram.
Para a consultora de etiqueta corporativa, Renata Mello, a última opção é a que
não se deve seguir de forma alguma.
“Independentemente do lugar, o importante é ter bom senso profissional. Evitar
falar de trabalho, sobretudo, os comprometedores (…) O que não se deve fazer é
fingir que não viu e não cumprimentar”, diz.
Praia, balada ou restaurante?
O diretor da unidade paulista da De Bernt Entschev Human Capital, Júlio
Bonrruquer, concorda e acrescenta: ”não esqueça que a pessoa em questão é o seu
chefe. O ideal é não falar de trabalho, ser agradável, discreto e esperar que a
outra pessoa dê o tom”.
Dessa forma, ao encontrar o chefe em um restaurante, por exemplo, Bonrruquer
aconselha que a pessoa acene, faça um contato visual e aguarde uma reação, sendo
que ela só deve tomar a iniciativa de ir até a mesa, segundo explica Renata, se
já estiver indo embora.
Na praia, dizem os especialistas, o comportamento deve ser parecido: as pessoas
devem ser discretas, cumprimentar rapidamente e evitar reparar no traje da outra
pessoa.
Já se o encontro ocorrer em uma balada ou barzinho, é prudente evitar excessos.
Porém, neste caso, ressalta Bonrruquer, a atenção redobrada deve ser do chefe.
“O chefe deve ter em mente que ele é um exemplo e que as pressões sociais exigem
mais dele. Muitas vezes, dependendo da situação, é melhor ir embora”.
Elevador
Por fim, apesar de não ser em um ambiente externo, encontrar o chefe no
elevador, especialmente se não há muito contato, também causa constrangimento em
muitos profissionais.
Neste caso, dizem os especialistas, cumprimente e seja natural. “Nada pior do
que pessoas que aproveitam este momento para tentar parecer o que não são”, diz
o diretor da De Bernt.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Gladys Ferraz Magalhães
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