Deixar de realizar alguma atividade, fazer algo errado, frustar as
expectativas da empresa, atrasar o pedido do cliente, entre outros são alguns
dos motivos pelos quais os profissionais tomam uma bronca do chefe.
Nesta situação, muitos podem perder a cabeça e discutir com chefe, outros
tentam se justificar e têm aqueles que ainda choram. Cada pessoa pode ter uma
reação, mas nem todas são as mais adequadas. Pensando nisso, o Portal InfoMoney
conversou com especialistas para saber o que é mais indicado neste momento.
Para a diretora-presidente da Projeto RH, Eliane Figueiredo, nenhuma das
reações acima é indicada. A primeira, de discutir com o chefe, faz com que o
profissional perca a razão, mesmo que ele esteja certo em relação à bronca.
“Nesta hora é importante respirar fundo e não discutir”.
Já se justificar em demasiado não resolverá o problema. De acordo com a
especialista, o gestor quer que o funcionário procure uma alternativa para
resolver a situação desastrosa e não que a pessoa se explique porque aquilo
ocorreu. “Se for por falha na comunicação, culpa do outro colega, isso deve ser
exposto em um segundo momento, quando a situação estiver mais calma”.
Sobre chorar, Eliane explica que, apesar de ser uma reação espontânea, esta
atitude revela que a pessoa está pensando somente no passado e não no futuro, ou
seja, ela continua focando no que ocasionou a bronca e não procura uma solução.
Se desculpar ou não?
Para Eliane, a atitude mais correta quando ocorre uma bronca é ouvir, se
desculpar e procurar uma solução. Já o consultor de carreiras da AFJ
Consultoria, Arlindo Felipe Júnior, descorda que o profissional tem de se
desculpar.
“Quando você se desculpa é porque você está levando a bronca para o lado
pessoal. Pesquisas realizadas apontam que nós, latinos-americanos, muitas vezes,
confundimos as coisas e levamos para o lado pessoal. Temos que aprender que o
que está sendo analisado é o profissional”, diz.
Ele acrescenta ainda que a ideia da bronca é fazer com que o profissional
cresça e melhore sua performance. “Não existe profissional 100%, sempre tem algo
para melhorar”.
Além disso, o especialista indica que a pessoa procure aprender com os erros.
Como dica ele sugere que o funcionário peça orientação ao gestor da maneira
correta de fazer o que foi pedido. Assim como Eliane, ele aconselha que o
colaborador não culpe os outros, mas que tente achar uma saída positiva para
aquela situação.
Bronca na frente dos colegas
Para ambos os especialistas, a reação da bronca pode depender de como ela
foi dada. A pior situação é em frente de outras pessoas, como colegas de
trabalho, clientes e fornecedores. Para eles, é natural que a pessoa dê uma
resposta mais ríspida ou até mal-educada porque se sente humilhada perante os
outros.
Eliane ressalta ainda que o gestor pode sofrer um processo por assédio moral,
considerando que quem mover a ação na Justiça poderá contar com várias
testemunhas.