Fique alerta para não entregar seu cartão a terceiros, para não cair em
contos do vigário que vêm pelo e-mail, ou mesmo por links enviados pelo MSN ou
disponíveis em mensagens do Orkut. Não entregue suas senhas de cartão e internet
a terceiros ou acesse a web em locais inseguros como Cybercafés, e outros
computadores compartilhados por familiares ou desconhecidos. Eles podem conter
programas espiões.
Antes de passar o cartão ou dar o primeiro clique no carrinho de compras
virtual dos sites de compra pela Internet, lembre-se das regras básicas de
segurança. Muitas delas são medidas simples, mas eficazes para transações
seguras.
1. Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o
examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca do cartão, sem que você
perceba;
2. Não deixe seu cartão sem assinatura;
3. Muita atenção na hora de digitar sua senha nos pagamentos com cartão
de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando sua
senha é, mesmo, o destinado à senha. Ao efetuar pagamentos com seu cartão,
não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que
ninguém observe a digitação da sua senha. Se estiver efetuando o pagamento
com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e alegarem que o
comprovante não ficou bem decalcado, exija que a mesma e a cópia carbono
sejam rasgadas e inutilizadas. Ao receber de volta o cartão verifique se é
efetivamente o seu ;
4. Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a
anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de
roubo ou perda;
5. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato
imediatamente à Central de Atendimento do banco emissor, pedindo o
cancelamento. Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia
mais próxima;
6. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas
“ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se imediatamente com o banco. Tente
utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver
funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos nunca aceite
ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem aceite usar
celular emprestado, nem digite senha alguma na máquina ou qualquer aparelho
mesmo que seja celular;
7. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que
possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético.
Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o
seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;
8. Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de
assiná-lo, confira o valor declarado da compra;
9. Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem
deixá-los a mostra. Assim, você evita riscos desnecessários;
10. Em viagem não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de
pessoas;
11. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes,
saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das
transações;
12. Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo,
vídeo, celular, etc.) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da
tarja magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas.
13. Atenção com e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua
curiosidade ou que contenham mensagens como “Você está sendo traído”; “Seu
nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “Confira: fotos
picantes”. Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas
espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida,
delete o e-mail antes mesmo de abri-lo;
14. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados;
15. Evitar acessar sua conta por meio de sites de bancos (Internet-banking)
se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação
de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que
pessoais, de seu local de trabalho ou estudo que são compartilhados com
outras pessoas;
16. Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na
Internet;
17. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos
de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens;
18. Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no
Internet-banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma
de segurança;
19. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate
qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o
banco;
20. Na desconfiança do acesso à página de seu Internet Banking, clique na
barra superior de seu browser e movimente a janela, caso algum conteúdo
existente na página não acompanhe sua movimentação pode ser o indício de um
programa espião em seu computador (Agite seu Internet Banking antes de
usar).