Aqui você encontrará alguns princípios efetivos de como
escrever bem e convincente uma carta de apresentação de negócios. Essas dicas
poderão ajudá-lo na hora de produzir o seu próximo newsletter, quando atualize o
seu site, ou ainda, e principalmente, na hora de preparar uma apresentação em
geral de um determinado produto ou serviço.
Antes de tudo, se o caso é uma newsletter, é importante manter a sua audiência
atualizada. Se possível envie essa newsletter com uma freqüência certa, todo mês
ou dependendo toda semana. Independente da ferramenta, uso do linguajar
descomplicado, já que eles estão mais do que cansados de jargões e vocabulário
técnico. Escreva frases curtas e certeiras, com um mínimo de tópicos. Frases
extensas e sem pausa são difíceis de entender e cansativas de ler. No caso de
uma pagina de apresentação de um produto ou serviço na internet, essa deveria
conter uma manchete em letras grandes e de preferência em vermelho, mas também
uma chamada vendável e pertinente o bastante para fazer com que o seu público
alvo leia e compreenda todo o corpo de texto.
Lembre-se também que essa apresentação esta focada em cima de uma oferta ou
promessa de um produto ou serviço que vai ajudar em alguma forma o respectivo
cliente alvo. Resumindo, uma manchete (ou titulo) deve dizer algo criativo ou de
impacto sobre o produto ou serviço, ou ainda, sobre o respectivo benefício dele.
No caso de um site, cada página deve conter uma manchete! Sim, porque uma pessoa
sempre lê uma chamada antes de se aventurar por um texto completo. Lembre-se que
uma media de 30% de todas as chamadas ou manchetes encontradas na Net são ao
mesmo tempo inúteis e irrelevantes. As piores são as que tentam dizer tudo de
uma só vez com títulos longos e mal temperados. Alguns desses títulos também
fazem uso de palavras e jargões pra lá de já batidos. Tente escrever páginas que
incluam as suas propostas de venda de maneira esperta, sagaz, estridente e
emotiva. Se não é possível ser original, seja ao menos positivo. E se,
honestamente, não há muito que ser dito, existem inúmeras maneiras inteligentes
de não se dizer nada capazes de deixar a audiência se sentindo bem com o que
leu.
As boas apresentações em geral são aquelas que você apresenta o maior número
possível de informações sobre você, a empresa, seus produtos ou serviços e tudo
o que o eles têm a oferecer de uma forma sintetizada e ao mesmo tempo
abrangente. Ou seja, devem trazer mais do que uma simples descrição do seu
produto ou serviço, o texto deve fazer algum tipo de proposta de venda. Se o
texto não transparece isso então não é publicidade e sim um mero anúncio. Em uma
forma mais simples, posso me atrever a dizer que esse tipo de texto de
apresentação é simplesmente um balconista em uma forma de texto impresso. Vendo
por outro ângulo, se apresenta todas as facetas imagináveis tipo o que faz, como
funciona e quais os benefícios, mas sem jamais fornecer um mísero argumento para
que alguém o compre.
Esse tipo de apresentação deve usar a psicologia do bom vendedor e deve dizer
logo de cara o que é e quais os benefícios que seu produto ou serviço trará para
você. Aumente o valor do seu produto ou serviço na cabeça do consumidor em
potencial. Claro, isso não tem nada a ver com uma política de preços e ofertas.
O ponto é fazer uma abordagem de venda que imediatamente mostre o valor
inestimável do seu produto ou serviço, independentemente de quanto se esteja
cobrando por ele. Entendeu? Tenha em mente que a publicidade não cria desejos e
sim os desejos é que criam a publicidade.
Cientificamente está provado que o ser humano só absorve em torno de 40% de tudo
o que se escuta ou ler. Os outros 60% são editados pelo nosso cérebro como
coisas sem importância. Seguindo esse conceito, em se tratando de vendas ou de
uma campanha de vendas, é importante que se repita uma mensagem varias vezes e
não apenas uma. Por fim e muito importante, resista à tentação de falar sobre
você e como criou seu negocio. No caso especifico da internet, eu vejo que
existem muitas pessoas que não mostram nenhum conteúdo em suas paginas web, mas
dizem tudo sobre si próprio, assim como detalhes sem a menor importância como o
tamanho de seus escritórios e outros coisas sem a menor importância em se
tratando do fator principal: vender a sua proposta.