Carro / Veículo - Carros: confira os mitos e as verdades sobre os amortecedores
Que os amortecedores são itens importantes para a segurança e para o conforto
de motoristas e passageiros, é fato. Mas nem tudo o que se diz sobre os
equipamentos deve ser levado em consideração.
São muitos os mitos que foram criados em torno da performance dos amortecedores.
Passar por lombadas na diagonal, a durabilidade de 40 mil quilômetros ou a
afirmação de que amortecedores recondicionados têm a mesma eficiência de uma
peça nova são alguns deles.
Por outro lado, dentre tantas afirmações sobre os equipamentos, algumas são
verdadeiras e devem ser levadas em conta. Quem nunca ouviu falar que
amortecedores desgastados aumentam o cansaço dos motoristas? Isso não é mito.
Os mitos
Mais que saber o que é verdade e o que é falso, quando se trata de
segurança, é preciso entender os motivos. A Monroe, empresa de desenvolvimento e
fabricação de amortecedores, explica alguns mitos e verdades dos equipamentos.
Por que passar por lombadas e valetas na diagonal não ajuda a preservar os
amortecedores e a suspensão, como pensam muitos motoristas? Porque isso faz com
que os componentes da suspensão e do amortecedor façam força do mesmo jeito, e
até mais, porque, forçando pela lateral, a movimentação gera uma folga
excessiva, ruídos, empenamentos e até mesmo o travamento total desses
componentes. É melhor ir pela frente mesmo.
Os amortecedores não duram 40 mil quilômetros. Na verdade, segundo a Monroe,
esse é o prazo médio indicado para a verificação do equipamento e esse período
pode variar de acordo com as condições de uso do carro.
Equipamentos recondicionados não possuem a mesma eficiência de uma peça nova,
por isso, cuidado. Muitas vezes, essas peças recondicionados recebem apenas uma
pintura externa. O ideal é mesmo optar por marcas reconhecida e desconfiar de
preços muito baixos.
As verdades
Mas nem tudo é irreal, quando se trata de amortecedores. Ao contrário do que
muita gente pensa, é preciso trocar os amortecedores aos pares, ainda que apenas
um esteja desgastado. Se apenas uma peça for trocada, o outro amortecedor pode
ter menos eficiência, devido ao maior tempo de uso.
Amortecedores desgastados aumentam, sim, a distância de frenagem do veículo.
Testes feitos pela Monroe mostram que amortecedores com 50% de desgaste aumentam
a distância de frenagem em até 2,6 metros a uma velocidade de 80
quilômetros/hora.
E cuidado: amortecedores ineficientes aumentam o cansaço do motorista. Um
amortecedor com 50% de desgaste aumenta em 26% o cansaço do motorista, devido
aos balanços e trepidações excessivas, tornando as manobras mais difíceis.
Amortecedores desgastados também aumentam o risco de aquaplanagem. Isso acontece
porque, nesse caso, os equipamentos não garantem o contato permanente entre o
pneu e o solo. Um amortecedor com 50% de desgaste começa a aquaplanar a uma
velocidade de 109 km/h, enquanto um automóvel com amortecedores novos aquaplana
após 125 km/h.
Além disso, amortecedores desgastados atrapalham a visibilidade do motorista que
trafega no sentido oposto ao seu, pois o balanço excessivo do carro produz
oscilações no feixe de luz dos faróis do seu carro.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Camila F. de Mendonça
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