Tudo bem, impossível negar que estar confortável é objetivo de todos, mas que
é um grande risco não há dúvida!
Um dos exemplos que utilizo para demonstrar a importância da Competitividade
para o mercado em geral, parte do seguinte: Porque recordes mundiais normalmente
são batidos em competições internacionais?
Algumas opções: 1- defendo o meu país; 2- cobertura de mídia; 3- importância
do evento, etc.
Mas a resposta que melhor atende é: porque estão presentes os melhores do
mundo. Na largada, por exemplo, há competidores que tem uma retrospectiva de
tempos melhores que os meus. Isto é, se naquele momento eu não fizer mais do que
jamais fiz em qualquer outra competição eu estou fora do jogo. É nesse momento
que consigo fazer mais, consigo me superar e, bater o recorde mundial.
E assim foi descoberta a maior invenção para a competitividade das empresas.
Chama-se "Concorrente"!
Se a concorrência é forte então minha empresa é forte, desenvolvida,
competitiva. Se a concorrência é fraca a minha empresa se acomoda!
E isso vale para nós, profissionais!
Então muito cuidado. Se estivermos nos comparando com perfis baixos podemos
até nos sentir muito satisfeitos, por um tempo, mas á primeira solicitação de
maior competitividade não conseguiremos enfrentar.
O que estamos dizendo é que precisamos de fatos que nos mobilizem e nos mova
para a ação. Esse comportamento de se acomodar é típico do ser humano.
Precisamos de algo que nos incomode.
Eventualmente nas palestras e cursos que desenvolvo comento com o público se
não seria ótimo se não tivéssemos febre. A princípio alguns incautos afirmam que
sim, seria ótimo. Mas, o que é a febre senão um aviso!
A febre é um sintoma que nos informa que algo não está bem. Que precisamos
buscar respostas para essa disfunção. Se não houvesse febre teríamos a doença e
não saberíamos. A febre é ruim? Não, a febre não é ruim, pode ser incomoda, mas
ela nos avisa de problemas. É um sintoma, um alarme.
O sintoma, portanto, pode ser incômodo, mas não é dispensável.
Mais do que isso, o incômodo é necessário e, desejável!!!
Desejável porque nos permite focar e agir.
A ação deve ser valorizada, sobremaneira, como o divisor entre a intenção e o
resultado.
Tudo na vida tem seu contraponto. Viver a vida é administrar esses altos e
baixos perfeitamente normais e esperados.
A acomodação é um estado natural para a maioria dos seres humanos. É uma
tendência, da mesma forma que procuramos o "estar confortável".
Não é mal por principio, pois, conforme Jean Piaget pode ser vista como uma
adaptação ao meio, mas pode se tornar uma limitação auto imposta e perigosa para
o desenvolvimento em si.
A acomodação perigosa é aquela que nos tira os desafios do alvo e nos faz
"aceitar" o que nos é imposto.
Essa acomodação pode surgir por limitações auto impostas (não consigo, não é
para mim, é melhor não arriscar) e outras situações causadas, frequentemente,
por uma baixa autoestima.
Em outra situação pode ser causada por se ter facilidade em conquistar as
coisas, ou, ao contrário, dificuldade excessiva para isso.
Interessante também é a acomodação causada por uma posição diferenciada por
regalias como: disponibilidades de horários, ausência de pressão ou um salário
muito bom (costumo dizer que o pior que pode acontecer á um bom profissional é
um salário acima da média, porque lhe retira o desafio do crescimento e, ás
vezes, até a contestação).
Em suma, estamos sempre sendo atraídos para a acomodação e, consequentemente,
a estagnação.
Precisamos ter pessoas, conosco, que não tenham visto o que já foi e que não
se sintam acomodados pelo "status quo". Aliás, temos que ter pessoas que se
sintam incomodadas com a situação atual e com isso mobilizem-se para gerar o
movimento de mudança.
A história nos presenteia com exemplos nos quais o movimento de criação
precisa de um estímulo. Entre os grandes mestres, como por exemplo, na música, a
criatividade foi alvo de dilemas, dificuldades e busca de soluções.
Na psicologia, Jung, na sua abordagem sobre seus tipos psicológicos nos
brinda com uma observação interessantíssima, principalmente quando analisa o
Tipo Intuição Introvertida, um de seus tipos mais significativos que conta,
entre seus representantes mais típicos: o feiticeiro que guia o destino da sua
tribo, os profetas e os artistas visionários.
A autora Nise da Silveira, no seu livro Jung – Vida e Obra, (1974 – José
Álvaro Editor), observa "a experiência demonstra que se um Mecenas põe o artista
visionário ao completo abrigo da luta pela vida, sua função superior decai e sua
atividade criadora estanca". E este é um tipo psicológico, conforme Jung, de
muita contribuição para o futuro e a modernidade.
As pessoas precisam de desafios, a criatividade precisa de espaço e as
empresas precisam de pessoas criativas. Parece uma equação simples, mas demanda
necessidades muito específicas e o comprometimento da gestão, da alta gestão,
principalmente porque investe coragem de ação.
E se ninguém tem feito por Você nenhuma ação para liberá-lo da acomodação,
faça Você mesmo. Não espere o futuro chegar. Você tem que construí-lo hoje.