O modo como as pessoas tocam as coisas pode influenciar suas decisões,
inclusive sobre a contratação de um profissional ou sua eliminação no processo
seletivo, revelou pesquisa realizada pela Sloan School of Management, do MIT
(Massachusetts Institute of Technology).
O professor assistente de Marketing do instituto, Joshua Ackerman, testou
três dimensões dos toques, sendo elas o peso, a textura e a intensidade, e
descobriu que elas podem inconscientemente influenciar o julgamento das pessoas.
Toques mais pesados, por exemplo, fazem candidatos a uma vaga de emprego
parecerem mais importantes, enquanto os mais brutos podem dificultar a interação
social e os mais severos aumentam a solidez de uma negociação.
Aplicabilidade
Os resultados têm relevância para marqueteiros, negociadores, empregadores,
pessoas que procuram emprego ou simplesmente para aquelas que querem tomar
decisões mais bem informadas.
“O que a gente toca inconscientemente influencia o que a gente pensa”, disse
o professor assistente. Por isso, de acordo com ele, em situações em que as
decisões realmente importam, é preciso prestar atenção ao ambiente e como
interagimos com ele por meio de um toque.
Mas por que o toque direciona impressões sobre coisas intangíveis, como se um
candidato é bom para a vaga de emprego ou não, por exemplo? Segundo Ackerman, as
experiências sensoriais ao longo da vida formam um conceito que é aplicado a
novas experiências.
“Eu acho impressionante que uma ação sutil como tocar uma lixa ou sentar em
uma cadeira pesada possa ter influência em decisões importantes, como qual
candidato vamos contratar”, afirmou.