Um dos aspectos da gestão de carreira é a atenção ao Marketing Pessoal. A
rotina do trabalho acaba levando as pessoas a se acomodarem e não darem a
atenção merecida à sua imagem. Usar o marketing pessoal traz benefícios não só
para quem deseja uma colocação no mercado de trabalho, mas também para quem
deseja manter seu emprego. Praticar o marketing pessoal aumenta o nível de
empregabilidade, cria oportunidades de ascensão profissional e promove
descobertas interessantes no universo pessoal.
Marketing pessoal é um conjunto de ações planejadas com o objetivo de
facilitar a satisfação profissional e pessoal. Um percurso individual onde o
objetivo não é divulgar uma melhor imagem pessoal e sim tornar-se uma
pessoa melhor. Trata-se de um processo de desenvolvimento individual e,
por isso, a base para uma boa prática do marketing pessoal é o autoconhecimento.
A visibilidade pessoal e profissional é fator importante para o
desenvolvimento da carreira, mas o reconhecimento de um trabalho bem executado
muitas vezes é difícil de ser notado dentro do cotidiano das empresas. Aliás, é
muito mais fácil ser criticado e cobrado do que receber elogios freqüentes. O
fato é que precisamos tomar conta de nossa vida de uma maneira adequada, como
nos alerta o consultor de marketing Seth Godin:
Muitos de nós fomos ensinados a fazermos o melhor e, em seguida,
deixarmos que o mundo decida como nos julgar. Acho que é mais acertado você
fazer o seu melhor e você decidir como quer ser julgado. E agir dessa forma.
Kotler e Armstrong dizem que a marca de produto não é só um
nome ou símbolo, ela representa sentimentos na mente do consumidor-alvo. Quando
falamos em marketing pessoal o produto em questão é você e tudo o que você
representa para seu consumidor-alvo: nesse caso, a empresa e seus colegas de
trabalho.
Uma imagem positiva e duradoura é construída e sustentada diariamente a
partir de competências individuais e reais. Nossa marca pessoal depende de como
as pessoas percebem nossos atributos pessoais e profissionais, dentre eles
nossas atitudes, ética, aparência, comunicação e habilidades. Atenção! Vender
uma imagem fantasiosa é comprometer o futuro, pois é muito difícil ser uma
ilusão durante muito tempo. Veja o que diz o professor e escritor Bobbi
Linkemer a esse respeito:
A imagem – profissional ou pessoal – deve ser a genuína expressão do que
a pessoa é, e não um pacote de truques elaborados para enganar alguém que se
está tentando impressionar; e essa expressão deve ser adequada à situação,
ao ambiente ou à cultura que a pessoa está envolvida
Para iniciar a prática do marketing pessoal algumas perguntas são
importantes, pois auxiliarão no exercício do autoconhecimento:
- Você sabe qual é sua marca pessoal?
- Como é visto pela sua equipe de trabalho?
- Que diferença faz na empresa que trabalha?
- Qual a primeira impressão que causa nas pessoas?
- Que sentimentos desperta no ambiente que está?
Anote suas respostas, reveja-as depois de alguns dias e conseguirá encontrar
mais informações a respeito de si mesmo. Tente um momento de pausa nessa vida
agitada e esteja com você. Observe seu ambiente e como as pessoas agem
procurando fazer um benchmarking pessoal. O assunto é rico, extenso e a intenção
desse artigo é apresentar essa ferramenta e comentar alguns aspectos que julgo
importantes para o início da prática do marketing pessoal:
- Como a base para um bom marketing pessoal é o autoconhecimento, procure
listar seus pontos fortes e seus pontos frágeis. O objetivo é investir nos
aspectos fortes e melhorar os aspectos em defasagem. Pense em suas
habilidades, conhecimentos, atitudes e temperamento;
- Avalie seu networking. Há quanto tempo você não conhece pessoas novas,
freqüenta seminários, eventos e feiras, reencontra antigos colegas ou
pessoas influentes na sua área? O importante é a qualidade da relação que se
estabelece e não o número de pessoas que conhece. Outra dica é que essas
relações levam um tempo para se estabelecerem, assim é melhor estabelecer
essa rede antes que precise dela;
- Cartão de visitas é uma ferramenta importante, tenha-os sempre em mãos.
Quem não tem é melhor providenciar um;
- Aprimore atitudes e linguagem corporal, pois através delas sua imagem é
formada. Procure ser positivo, olhar nos olhos, falar com firmeza, chamar os
outros pelo nome, saber ouvir e ser objetivo;
- Quais as oportunidades que tenho dentro da empresa e o que posso fazer
para alcançá-las?
- Quais as ameaças que consigo identificar em meu trabalho e o que posso
fazer para neutralizá-las?
- Que cuidados tenho com a minha saúde física, mental, emocional e
espiritual?
- As questões financeiras precisam estar dentro do limite aceitável para
conseguir ter tranqüilidade para pensar nas questões acima.
O marketing pessoal representa ações integradas e sua prática repercute em
todos os aspectos da vida do indivíduo. Quando estabelecemos uma marca forte
ganhamos autoconfiança encantando as pessoas a nossa volta e aumentando nosso
reconhecimento.
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