Carreira / Emprego - Seja CEO da sua carreira e, depois, da empresa dos seus sonhos
O mundo corporativo vive um cenário novo, repleto de mudanças rápidas e cargos
que exigem muito dos profissionais.Por isso, o jovem inicia sua carreira
com o olhar direcionado para os altos cargos. Dentre eles, o posto de CEO (Chief
Executive Officer ou, em português, Diretor Executivo) é o mais desejado. Ao
contrário do que muitos pensam as competências e talentos necessários para
ocupar um cargo como esses podem ser executados em qualquer etapa da carreira.
Na verdade, quanto mais cedo se põe em prática, mais chances o jovem terá de
realizar o sonho de um dia assumir a liderança de uma empresa.
Na verdade, poucos sabem o que faz um CEO e alguns até se questionam se ele é
uma espécie de “Super Homem” dentro das organizações. Será que é? A resposta é
simples: não. Esse profissional é reconhecido por sua capacidade de realização e
transformação. Suas competências fazem com que ele consiga trazer melhores
resultados para a empresa, tanto no que diz respeito aos lucros como à
produtividade. Sua figura inspira os demais membros a trabalharem melhor e
alcançarem suas metas de forma concreta e objetiva.
Acredito que antes de atingir esse cargo, o primeiro passo a ser dado é assumir
a direção da própria vida, tanto profissional quanto pessoal. O que isso quer
dizer? Precisamos assumir a responsabilidade das nossas ações, bem sucedidas ou
não, dos nossos acertos e erros; aprender a tomar decisões e sustentá-las.
Outras habilidades que precisam ser desenvolvidas para que se alcance o sucesso
profissional são as capacidades de liderar e estabelecer metas ambiciosas, porém
alcançáveis, para que não se crie frustrações desnecessárias.
Do outro lado do processo, ou seja, para quem já chegou ao cargo de CEO, é
imprescindível que se mantenha o espírito jovem somado à voz da maturidade.
Assim, esse profissional poderá transformar, aprender e inovar com mais
facilidade e consistência. Estudos comprovam que as mudanças que demoravam anos
para se concretizar durante as décadas de 80 e 90, hoje acontecem em três e
cinco dias.
Dentre as competências mais importantes para um executivo que deseja obter
sucesso no mercado, em ordem de importância, segundo uma pesquisa realizada pela
PricewaterhouseCoopers, estão: flexibilidade para mudanças, liderança,
capacidade de desenvolver pessoas, espírito colaborativo, criatividade, inovação
e, por último, visão a longo prazo para antecipar e administrar os riscos para a
empresa.
É importante que o jovem fique atento para não colocar o objetivo de se tornar
um CEO em primeiro foco para sua carreira, nem com um fim, mas encarar esse fato
como uma conseqüência de suas realizações ao longo do tempo. Estar no topo
significa que mais responsabilidades serão assumidas, por isso, volto a dizer
que é melhor começar pelas responsabilidades da própria carreira.
Algumas ações podem ajudá-lo a ser o CEO do futuro, como:
Priorizar atividades que geram resultados – Não perca tempo com
atividades que não tragam bons resultados. Conte com o planejamento estratégico
para alcançar níveis de excelência ao longo do seu dia-a-dia;
Buscar responsabilidades e assumi-las – Sabe aquele projeto importante que
o seu chefe está para começar? Prepare-se e esteja à disposição para colaborar.
Para que você possa ser visto, muitas vezes é preciso se expor. Não espere, crie
suas próprias oportunidades e lembre-se: quem não é visto não é lembrado;
Inovar e criar – Não realize suas tarefas de maneira automática, ou
seja, pense sempre no que pode ser melhorado. Inovação é algo que toda empresa
busca e, se você fizer isso também, há grandes chances de criar algo que faça a
diferença para sua organização;
Aprender a cada instante – Aproveite todas as oportunidades para aprender
algo novo. Acredite que não existem erros e acertos, apenas resultados. A partir
deste pensamento, idealize maneiras de aprender com os resultados e ir à busca
das suas metas;
Investir em você – Estude, trabalhe seu desenvolvimento pessoal e busque
atividades que realmente lhe dão prazer e geram mais impacto positivo nos seus
resultados. Para crescer na empresa é preciso crescer internamente, como
indivíduo.
Conviver com profissionais experientes; estudar seus comportamentos, a forma
como pensam, agem e superaram desafios; a maneira de se comunicar com o restante
da equipe; e as estratégias que usam para lidar com as crises pode contribuir
significativamente para o jovem “comprimir décadas em dias”. Com isso é possível
aprender em pouquíssimo tempo o que seu modelo demorou para aprender em uma
vida. Mas, não adianta conhecer e saber o que eles fazem e como fazem se nada
for colocado em prática. Por isso, não se esqueça: o segredo está em entrar em
ação para descobrir qual será o seu real caminho.
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