Negócios / Empreendedorismo - Vende doces? Artesanato? Saiba como ter sucesso neste tipo de negócio!
Com a intenção de complementar a renda, ou até de respirar novos ares,
profissionais recorrem com frequência ao mundo do trabalho autônomo. Operar por
conta própria, não ter chefe nem um horário a seguir satisfazem o ímpeto
empreendedor dessas pessoas.
Uma das opções recorrentes é se tornar fornecedor de estabelecimentos
comerciais, ao fazer artesanato, doces e outros produtos. Mas, sem cuidados e
planejamento, este negócio poderá "cair por terra", ainda mais se não cativar os
novos clientes que serão responsáveis pelo sucesso nas vendas.A chave do
sucesso
O planejamento para as situações
empreendedoras requer tempo. Não adianta conduzir os negócios, sem antes
conhecer seu público e as necessidades.
“Simule seus negócios antes de operar.
Saiba sua capacidade de produção, quem são os fornecedores, quanto irá gastar e
cobrar, e o número mínimo de unidades vendidas que cobrirão esses custos”,
afirma o consultor de Marketing do Sebrae, Wlamir Bello.
Em sua avaliação, além do trabalho de pesquisa, o profissional deve contar
com um bom fundo de caixa para as despesas futuras.
Regras
Bello enumerou algumas dicas que, segundo ele, trarão "bons frutos" se forem
seguidas à risca. Além da disponibilidade, o autônomo deve ter foco sobre o
produto que irá comercializar. Confira abaixo:
- Agregar valor ao cliente: o profissional autônomo que
fabrica chocolate em casa, por exemplo, deve apresentar uma característica
artesanal, que se diferencie dos outros. O ideal é deixar o seu produto de
forma que ele se torne único.
“A concorrência hoje não é mais entre vizinho, mas sim no segmento todo. Um
grande fornecedor detém uma marca expressiva por trás, o que não acontece
com o profissional autônomo”, explica.
- Diferenciar na fabricação: a tendência global é a
produção em grande escala. É aí que o profissional terá de se diferenciar.
Ao fabricar em pequena escala, o autônomo poderá ter uma melhor qualidade de
seus produtos.
“Siga as regras do segmento que você irá seguir. A partir do momento que
você produz de maneira artesanal, o produto será diferente do concorrente
industrializado. Capriche no modelo de serviço, entrega e embalagem, pois é
isso que o cliente gosta”.
- O melhor atendimento: em um grande estabelecimento,
você tem de marcar hora ou pedir muito para ser atendido conforme suas
expectativas.
Se você fabrica uma camiseta com estampa X, mas os seus clientes preferem a
Y, mude. Obtenha o máximo de informações sobre a sua área de atuação.
Pergunte sempre para os seus clientes a opinião deles em relação ao seu
produto. A questão é “entender e atender” bem.
- Planejamento: enquanto você
produz, não se esqueça de estabelecer e calcular metas. Qual é o minimo que
eu preciso entregar para um cliente? Qual o tamanho da minha produção? Como
farei as entregas? Quais períodos o meu produto será mais solicitado? Sem um
planejamento detalhado, o negócio corre o risco de não atrair mais
consumidores, perder os atuais e gerar despesas.
A informação no pós-venda
Bello ressalta a importância da pesquisa de campo para a continuidade do
sucesso do negócio. Para ele, é obrigatória a manutenção dos contatos com os
clientes, na intenção de avaliar as novas tendências do mercado.
“O que é bom hoje, amanhã pode não ser mais. As empresas que têm sucesso são
aquelas que estão em constante mudança, sempre de acordo com as tendências de
mercado. O correto não é empurrar mercadoria, mas sim atender a necessidade dos
consumidores”, finaliza o consultor.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Equipe InfoMoney
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