Carreira / Emprego - Avaliação do crescimento
Desempenho e crescimento caminham juntos. Ao tratar da avaliação do
desempenho, é preciso considerar, especialmente, o crescimento do colaborador
que é avaliado. Além dos benefícios de identificação das competências técnicas e
comportamentais, aproximação entre líder e seguidor, reconhecimento e motivação,
etc., proporcionados por tal instrumento, percebe-se o desenvolvimento pessoal
que resulta em alguns casos.
Avaliar os trabalhadores requer algumas habilidades e cuidados, principalmente
em relação ao procedimento de devolutiva, quando o avaliador conversa com seu
avaliado, expondo-lhe os resultados. Primeiramente é preciso planejar para
realizar uma adequada avaliação de desempenho, investigando que itens devem ser
verificados, sua relevância para a evolução organizacional e a sua repercussão
após o feedback. A organização que realiza a avaliação do desempenho pela
primeira vez precisa comunicar com interesse, detalhamento e consistência aos
seus colaboradores as razões que a levaram a tal proposta. Ela deve, ainda,
tornar esse empreendimento parte de sua cultura e, com o passar do tempo,
aperfeiçoar os conteúdos, aplicações e devolutivas. A avaliação do desempenho
não pode caracterizar uma punição, ela deve ser percebida por todos como um
instrumento a serviço do desenvolvimento e da oportunidade de avanço.
Para aumentar a compreensão, o engajamento na avaliação, reduzir erros e
temores, considere que uma pessoa que avalia outra pessoa possui preferências
particulares e tendências que podem influenciar no resultado. No entanto,
conversar exaustivamente e se preparar para ampliar a qualidade de aplicação e
devolutiva pode ser fundamental. A rigor, deve existir alguém experiente que
também avalie o avaliador e o acompanhe durante o processo.
Entretanto, salienta-se que os resultados devolvidos podem causar outra resposta
aos avaliados: o crescimento pessoal, além daquelas percebidas através dos itens
descritos na avaliação. Alguns colaboradores respondem bem à devolutiva, mesmo
nos casos em que a crítica não seja tão favorável. Porém, há outro tipo de
reação em algumas pessoas, e diz respeito ao seu comportamento: silêncio,
distanciamento e expressões que sinalizam raiva. Para algumas, a avaliação não
passa de perseguição. Para outras, sabiamente, o crescimento ganha espaço e
supera os instantes iniciais de revolta em razão da reflexão que se estabelece
passo-a-passo. Oferecer tempo e respeito a essa introspecção é uma medida
inteligente. A avaliação é mais extensa do que se presume, pois conta com o
tempo de seus efeitos.
Embora seja difícil existir uma equipe homogênea de seguidores com bons
resultados, salvo aqueles que estão maduros o suficiente para mudar e crescer.
Portanto, são visíveis e louváveis os efeitos causados por uma correta aplicação
e devolução de resultados de avaliação, destacando-se o crescimento profissional
e especialmente o pessoal. Com efeito, se a intenção do líder que avalia seus
seguidores for de aperfeiçoamento, segue-se que cada passo dado ao longo do
processo de avaliação pode estar permeado por competência, conhecimento,
experiência, vontade, confiança, amabilidade, planejamento, comunicação e
humildade. A avaliação do desempenho é também a do crescimento.
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