Os 4P´s são importantíssimos e representam o lado empresarial. Porém os 4C´s
trazem uma abordagem mais moderna e com foco em quem realmente interessa, os
clientes.
Os 4C´s são: cliente, custo, conveniência e comunicação. Vamos a uma
explicação mais precisa de cada um deles.
Cliente
O “C” cliente se contrapõe ao “P” produto. Quando uma empresa foca
primeiramente o cliente evita cometer o erro conhecido como “miopia de
marketing” que é a preocupação excessiva com o produto sem levar em consideração
o cliente. O “C” cliente salienta a importância de se pensar no produto como
solução da necessidade do cliente.
Custo
O custo para um cliente adquirir um produto vai muito além de seu preço. O
custo além de abranger o preço do produto ou serviço leva em conta outros
valores que afetam a decisão do consumidor. O tempo gasto para encontrar o
produto, o desgaste psicológico no atendimento do estabelecimento, localização
da assistência técnica, etc.
Conveniência
Hoje o cliente quer conveniência, quer facilidades. Seu produto deverá ser
fácil de encontrar, seu atendimento deverá ser diferenciado, os atendentes devem
saber explanar muito bem a respeito do produto e suas particularidades. O tempo
para adquirir o produto deve ser rápido, ele não quer esperar muito tempo para
ser atendido, quando tiver que esperar, irá querer um sofá confortável, um
cafezinho quente. Em relação à entrega do produto, o cliente deseja recebê-lo na
data e horário que lhe convém, nem sempre a entrega rápida é o que ele deseja.
Comunicação
A boa comunicação é fundamental. O cliente gosta de ver o produto que ele
compra sendo divulgado, sendo anunciado. A Internet é hoje um dos meios mais
populares e com baixo custo para divulgar seu produto. Sua empresa,
obrigatoriamente, deverá ter um sítio, deverá expor características do produto
nele, deverá ter uma linha direta para o cliente ter acesso a informações e um
local onde ele possa sanar suas dúvidas. E, para isso, a Internet é fantástica.