Você se considera um bom ouvinte? Essa é uma questão interessante porque faz
parte de uma das mais admiráveis qualidades que o ser humano pode conquistar. Se
você for capaz de ouvir bem, será capaz de encantar muito mais pessoas e subir
rapidamente os degraus da escada do sucesso.Não raro, quem escuta está tão
ocupado pensando no que vai responder que até esquece de ouvir o que o outro tem
a dizer.
A qualidade de bom ouvinte, não é uma característica intrínseca ao ser
humano. Se você quer se tornar um admirável ouvinte, deverá trabalhar duro para
desenvolver essa habilidade. Primeiro você deverá conscientizar-se de que
existem diferentes razões para ouvir bem variadas mensagens. Precisa saber
também, que quanto mais você ouve diferentes questões, melhor será a sua
compreensão.
Via de regra, o ato de ouvir pode ser dividido em três categorias, são elas:
Ouvir preocupado em assimilar todos os detalhes – aviso para embarcar (avião,
trem etc); recomendações médicas ou mesmo um aviso de emergência;Ouvir a fim de
capturar alguns detalhes – leitura do texto que o professor faz em sala de aula,
por exemplo;Ouvir para assimilar a idéia principal – explicação do consultor de
vendas - sobre o produto e o preço - durante pesquisa de compra.
Além disso, você terá que ser capaz de interpretar não só a mensagem, mas
também, e principalmente, os sinais não verbais do seu interlocutor, de forma a
engendrar um cobiçado processo de rapport. No entanto, isso pode ser difícil de
conseguir, pois às vezes somos excêntricos e ficamos tão ocupados pensando no
que vamos responder, que até esquecemos de ouvir o que o outro tem para nos
dizer.
"Temos uma só boca e dois ouvidos, para que possamos falar menos e ouvir
mais".
Diógenes
Se você, por exemplo, é um líder de equipe comercial, consultor de vendas ou
mesmo se vai participar de uma entrevista de emprego, precisa saber que sua
habilidade de bom ouvinte determinará o sucesso ou fracasso de suas ações.
Portanto, se você depende desta condição para ganhar o pão de cada dia, terá
ainda que se preocupar em desenvolver habilidades pragmáticas, agindo da
seguinte forma:
Amplie a capacidade de interpretar mensagem não verbal;Demonstre interesse no
que o seu interlocutor diz;Anote os pontos chaves do diálogo – agindo assim você
poderá interagir, eficazmente, com a outra parte;Recorra a pontos específicos do
diálogo para formular perguntas. Desta feita, suas chances de causar admiração à
outra parte serão aumentadas.
Uma outra dica a qual não pode ser subestimada é: que quanto mais específico
e customizado for o seu follow up, maiores serão as suas chances de causar
impressão favorável ao outro. Contudo, tome cuidado para não começar a fazer
anotações sem antes pedir permissão.
Enquanto ela fala, você terá mais oportunidades de obter informações
preciosas, com isto, poderá usá-la de forma direcionada e inteligente.
Saber ouvir é tão imprescindível que a mãe natureza nos deu dois ouvidos e
uma única boca. Não deve ter sido por acaso que somos assim, não é mesmo? Já que
ela conspirou a nosso favor, cabe a nós cuidar da outra parte, a qual é usar os
nossos ouvidos de maneira sábia. Assim, você poderá complementar a lista de
dicas com os seguintes pontos:
Seja discreto, atencioso e adote a empatia;Mantenha contato visual com seu
interlocutor enquanto estiver tomando notas. Não permita que ele pense que você
está mais interessado em anotar do que em ouvi-lo - se a outra parte demonstra
algum desconforto com suas anotações, pare imediatamente;Seja breve nos
apontamentos. Não tente redigir a sentença completa, escreva somente as palavras
chaves;Após o contato, faça uma revisão mental do que foi dito e complete o seu
paper.
"Se eu escuto, eu esqueço, se eu vejo, eu me lembro, mas se eu faço, eu
entendo".
Confucius
Em síntese, você deve levar em consideração que um dos grandes segredos para
obter sucesso no processo de comunicação, é usar a retórica estrategicamente e
motivar as pessoas para que elas possam falar mais que você. Enquanto ela fala,
você terá mais oportunidade de obter informações preciosas, com isso poderá
usá-las de forma direcionada e inteligente. Como se sabe, as pessoas adoram
falar de si próprias, então uma iniciativa plausível é logo de início perguntar
sobre hobbies, profissão, hábitos de leitura etc. Assuntos assim costumam render
um bom caldo. Agora que você já sabe de tudo isso, mãos à obra, pois da prática
faz-se a perfeição.