"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as
criam."(George Bernard Shaw)
O entardecer do domingo oferece uma sensação de angústia diante do início de
mais uma semana de trabalho que se avizinha. Você logo imagina o desconforto de
levantar-se cedo e encarar um pesado trânsito –ou transporte público lotado– até
sua empresa, onde reencontrará colegas com os quais mantém um relacionamento
superficial, caixa de entrada cheia e reuniões intermináveis que parecem não
levar a ações concretas.
Um almoço insípido, alguns telefonemas e uma eventual discussão podem
completar uma rotina que se estenderá até a sexta-feira ou o sábado, quando
finalmente a alegria se manifestará com uma pausa em suas atividades
profissionais.
Se você se identifica com o cenário acima é porque sinais de desmotivação
bateram à sua porta. Você se sente desanimado com tudo, sem notar que animus
representa o princípio espiritual da vida, do latim anima, ou o sopro de vida.
Assim, estar desanimado é estar sem alma, sem espírito, sem vida...
Basicamente, esta situação pode decorrer de um aspecto interno, a falta de
entusiasmo, ou externo, a falta de reconhecimento.
A perda de entusiasmo é um processo endógeno, ou seja, inerente a você. Ela
parte de dentro para fora e pode ser consequência de diversos fatores. Primeiro,
de um trabalho desalinhado com seus propósitos, em especial missão e visão. Se a
sua atividade não guarda sinergia com os objetivos que você determina para seu
futuro, é natural que gradualmente o interesse se desvaneça, porque você não
enxerga sentido no que faz.
Além disso, há que considerar a influência do ambiente de trabalho –coisas e
pessoas. Uma infraestrutura inadequada, formada por equipamentos ultrapassados,
que comprometem um bom desempenho profissional, associada a um clima de trabalho
tenso em virtude de desarmonia com os colegas, certamente prejudicam seu estado
emocional.
Outra variante possível é o que denomino de "síndrome da cabeça no teto".
Isso acontece quando mesmo dispondo de boa infraestrutura, clima organizacional
favorável e atividade sintonizada com seus objetivos pessoais, a empresa
mostra-se pequena para seu potencial. Neste contexto, você se sente maior do que
a estrutura que lhe é oferecida e percebe que seu crescimento está ou ficará
limitado.
Todas estas circunstâncias conduzem a um crescente desestímulo. A apatia
floresce, o desalento toma conta de seu ser e o entusiasmo se despede. E quando
remetemos à raiz grega da palavra entusiasmo, que significa literalmente "ter
Deus dentro de si", compreendemos a importância de cultivá-lo para alcançar o
sucesso pessoal e profissional.
Já a falta de reconhecimento é uma vertente exógena, ou seja, dada de fora
para dentro. Em maior ou menor grau, todas as pessoas precisam de doses de
reconhecimento. Aqueles dotados de uma autoestima mais elevada conseguem saciar
esta necessidade individualmente. Porém, em especial no mundo corporativo,
espera-se que nossos pares, e mais ainda, os superiores hierárquicos, demonstrem
reconhecimento por nossos feitos, seja como identificação ou por gratidão.
Este reconhecimento pode vir travestido por um sorriso ou um abraço fraterno,
congratulações públicas ou privadas, recompensa financeira ou promoção de cargo.
Mas é fundamental que se demonstre, pois funciona como combustível a nos mover
em direção a novas realizações, maior empenho e satisfação.
Em regra, note que aplacar os sinais de desmotivação depende exclusivamente
de você. Em princípio, esteja atento para identificar estes sinais. Em seguida,
procure agir para combatê-los. Isso pode significar mudar ou melhorar o ambiente
de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas, alterar sempre que
possível sua rotina, perseguir novos desafios, estreitar o diálogo com seus
supervisores. E, num extremo, até mesmo mudar de organização se preciso for,
planejando sua saída com consciência e racionalidade.