Incrivelmente temos percebido que as pessoas em seus ambientes de trabalho
não se respeitam mais. Somos críticos a toda falta de assistência que o governo
deixa de oferecer às pessoas, todavia, nós, dentro das empresas nas quais
trabalhamos, também não estamos dispostos a auxiliar aos outros. Como está
difícil fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. Aparentemente, elas estão
tomadas por sentimentos de cobiça e inveja. A cobiça é quando queremos aquilo
que é do outro. Inveja é quanto não queremos sequer que o outro possua ou faça
alguma coisa. Sentimos cobiça do cargo do líder e invejamos nosso colega de
trabalho, que atua na mesma função, quando ele dá o melhor de si para conquistar
seu lugar ao sol.
Treinamos pessoas quase que diariamente, mas, infelizmente, boa parte delas
vão para suas empresas e continuam cometendo os mesmos erros, as mesmas
desatenções. Alertamos sobre a urgente necessidade do trabalho em grupo, para
formar uma equipe sinérgica, ou seja, aquela que se une para atingir os melhores
resultados. Contudo, muitos colaboradores continuam dizendo: "fiz a minha parte,
o resto que se lasque" ou ainda "cada um faz o seu e pronto", dentre outras
inverdades.
Falamos também sobre a respeitabilidade uns com os outros. Parece
inacreditável, mas ainda há nas empresas pessoas que se agridem verbalmente, não
conversam mais, não dialogam, apenas discutem ferozmente. Indivíduos que se
julgam superiores e até insubstituíveis nas empresas estão contaminando os
ambientes. O lugar do trabalho vira uma arena de guerras verbais, quando não,
literalmente, um ringue. Provavelmente, imaginam que são deuses, que não
precisam uns dos outros para ser felizes naquilo que estão fazendo.
Contamos o mal que a fofoca promove dentro das organizações. Lembramos que
ela é como a ferrugem, que aos poucos vai corroendo todo o corpo empresarial,
ferindo morbidamente as pessoas, deixando sequelas inapagáveis e que têm levado
às empresas à ruína, se não combatida eficazmente. O que as pessoas têm feito
com o que aprendem?
Colaboradores do mundo inteiro estão se esquecendo que por detrás de cada
colega de trabalho há um ser humano único, com suas mágoas, ideias,
dificuldades, traumas, sofrimentos, angústias. Entretanto, estão se esquecendo
também, de que quando se tem o apoio uns dos outros na empresa, lugar onde
passam a maior parte do seu tempo útil, é possível dar um salto geral na
qualidade de vida. Não que a empresa seja um lugar de consultas terapêuticas ou
psicológicas, mas não há nada de errado em ouvir e ser ouvido empaticamente
dentro do complexo empresarial.
Vamos parar com as intrigas nas empresas. Há tanta gente querendo entrar na
empresa na qual laboramos e nós não damos o devido valor, não fazemos o nosso
melhor e, além disso, não ajudamos aos demais. Ajudar no sentido completo,
inclusive, destinando o respeito, a admiração, o carinho que as pessoas merecem.
Quer mudar o ambiente no qual trabalha? Comece mudando as suas atitudes. Mas
tenha perseverança. Quase nada na vida surge sem esforço, quando falamos de
conquistas lícitas.