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Motivação - Por que a motivação precisa de uma comunicação clara? 

Data: 27/04/2010

 
 

Como motivar os funcionários frente às mais diversas situações que as empresas estão vulneráveis que, na maioria das vezes, exigem que as pessoas dêem o melhor de si, permaneçam comprometidas e vistam a "camisa da organização"? Essa é uma resposta nada fácil de ser dada, pois cada empresa vive uma realidade diferente e se depara problemas diversos. Então, o que fazer? A solução, ou melhor, quem sabe a alternativa está justamente no ato da alta direção olhar para o que ocorre no dia a dia dos seus colaboradores, ver como estão os processos de gestão e quais os reflexos que esses exercem na empresa como um todo.

A falta de motivação é apontada no meio corporativo como um dos principais fatores que contribui para a elevação dos percentuais de absenteísmo - ausência do trabalho, bem como para o turnover - rotatividade. Quando, por exemplo, um funcionário se desliga da organização, ele leva consigo o capital intelectual que agrega significativo valo ao negócio.

A situação complica-se mais ainda quando esse mesmo profissional tem sob sua responsabilidade uma atuação estratégica e migra para a concorrência. A empresa que fica desfalcada depara-se ainda com mais um problema: contratar outro talento para assumir a vaga em aberto. No entanto, vale ressaltar que um processo de Recrutamento & Seleção não pode ser realizado da noite para o dia. Se o cargo for preenchido rapidamente, a organização corre o risco de contratar alguém que não atenda as reais necessidades do negócio.

Para evitar questões como a as citadas acima, a Intervet/Schering-Plough Animal Health, por exemplo, institui nas ações motivacionais para os colaboradores processos de comunicação como base para a política de Gestão de Pessoas. Esses mesmos processos permitem ouvir e esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais em relação aos assuntos diretamente relacionados à companhia. Outro fator relevante é que essa transparência da organização inclui ações como gestão do desempenho e desenvolvimento, gerenciamento de talentos internos, plano de sucesso que possibilita uma real ascensão na carreira.

A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde animal. A empresa oferece aos clientes um dos portfólios em saúde animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na pecuária e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de negócios de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. No Brasil, a companhia conta com unidades a empresa conta com fábricas nas cidades de Fortaleza/CE, Cotia/SP e Cruzeiro/SP.

De acordo Eliana Klabunde, diretora de Recursos Humanos da Intervet/Schering-Plough Animal Health, as ações motivacionais beneficiam todos os funcionários da companhia. Ela explica que o comprometimento da empresa com seus colaboradores torna-se forte porque existe na cultura corporativa a valorização do estreito relacionamento entre a alta direção e os profissionais. "Promovemos reuniões periódicas com o gerente geral da empresa e todo o time formado por nossas lideranças. Realizarmos o Café da Manhã entre o gerente geral e a área de Recursos Humanos", sintetiza Eliane Klabunde.

Recentemente, a diretora de RH cita que o diretor geral assinou um termo de compromisso com todos os colegas em eventos específicos e durante a realização da convenção para o departamento de Vendas. Na ocasião do evento, que ocorreu em Mogi das Cruzes/SP, foram ministradas palestras pelo consultor Max Gerihnger, que focou sua apresentação para a importância da motivação em uma empresa.

"Também contamos com a presença do ator Flávio de Souza Ramos que sensibilizou os presentes sobre os projetos sociais e com o consultor Steven Dubner, que na oportunidade também destacou assuntos relacionados ao ambiente organizacional. Essa convenção teve como principal objetivo motivar os funcionários, para que o ano de 2010 seja memorável. O nosso intuito era fazer com que os presentes entendessem a importância de cada pessoa para a companhia e que com eles a empresa poderá crescer", relembra Klabunde, ao acrescentar que a receptividade do público, com cerca de 200 participantes, foi muito.

No encontro também foram realizadas ações nas fábricas da companhia - localizadas nas cidades de Cotia e Cruzeiros, no Estado de São Paulo, e em Fortaleza, no Ceará, onde um termo enorme de compromisso foi disponibilizado, para que os funcionários se sentissem protagonistas da história da empresa. Inclusive, o presidente da Intervet/Schering-Plough Animal Health, Vilson Antonio Simon foi a todas as plantas para falar sobre esse compromisso e assinar o termo junto com os colaboradores.

Para avaliar se os funcionários estão, de fato, motivados ou não, a Intervet/Schering-Plough Animal Health recorre à aplicação de pesquisas de clima e de cultura organizacional. Isso permite que se observe e a companhia tenha uma visão real do que ocorre internamente. Com base nos resultados das pesquisas, a empresa desenvolve planos de ação para atuar nos pontos de oportunidades que são identificados. Com isso, explica a diretora de Recursos Humanos, aumentam as chances de melhorar o ambiente interno e aumentar o engajamento, bem como o comprometimento das equipes.

"Todas as ações que motivacionais são desenvolvidas internamente. Contudo, quando necessário, contratamos consultores para atividades específicas, mas sempre alinhadas às práticas que desenvolvemos através da área de Recursos Humanos", conclui Eliana Klabunde, ao ressaltar que as ações desenvolvidas pela empresa têm estimulado os profissionais, uma vez que a participação dos colaboradores é uma constante através da apresentação de sugestões para outras atividades ou iniciativas que visem a melhoria da companhia.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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