Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Como fazer das panelinhas uma disputa saudável na empresa? 

Data: 06/03/2011

 
 

O início, geralmente, se dá na escola. Ao longo do ensino fundamental, médio e na faculdade a chance é de que o processo se intensifique. Estamos falando das tradicionais panelinhas, algo completamente natural e inevitável. Mas quando esse processo chega ao ambiente corporativo, por exemplo, como o gestor pode atuar para minimizar a disputa interna?

De acordo com a consultora de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Patrocinio, tudo dependerá do modelo de gestão do líder.

“Ele pode trazer segurança ou insegurança para os grupos e, assim, comprometer o resultado da equipe. Tanto o líder quanto os funcionários podem ter posturas diferentes na hora de lidar com as panelinhas, o que eleva a concorrência”, afirma a consultora.

Por outro lado, Vanessa chama a atenção para as “panelinhas benéficas”, que são capazes de proporcionar a união da equipe. "Nesse caso, existe uma forma de integração. O líder, aí, deve apenas manter os olhos para que nada fuja do controle da empresa", completa Vanessa.

Unir os funcionários em prol da companhia
A forma mais adequada de um líder se posicionar, tomando como base a disputa entre duas panelas, é colocando à frente de tudo e de todos a missão e os valores da empresa.

Partindo dessa premissa, ele irá obstruir todos os espaços dessas panelinhas se exporem e levarem a companhia ao caos. O objetivo máximo, explica a consultora, é que o gestor impeça a expansão das fofocas e da improdutividade.

"O gestor deve conseguir a confiança não só das panelas, mas de funcionários específicos. Ele deve dar abertura a todos os colaboradores, fazendo com que todos sintam-se acolhidos e tenham respaldo", explica Vanessa.

No caso de ser um gestor que tenha autonomia e transite em todas as áreas da companhia, ele terá mais facilidade para conscientizar e minimizar a disputa entre as equipes.

Comportamento dos funcionários
Como já mencionado pela consultora, tudo irá depender da forma de trabalho e atuação desse gestor. É importante, contudo, que ele atue pontualmente nos problemas.

"Ele deve se dedicar também às pessoas que não conseguiram fugir da 'síndrome das panelas'. Deve utilizar várias ferramentas com estes profissionais e, se for o caso, até remanejá-los para o bem da própria pessoa", conclui a especialista.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoVoz da consciência ou chave da submissão: como você encara a culpa no trabalho?
Carreira / EmpregoProblemas no trabalho? Saiba quando é pertinente conversar com a chefia
Negócios / EmpreendedorismoWeb: empresa deve ter regras claras
Negócios / EmpreendedorismoResultado: essa palavra não pode faltar em seu vocabulário!
Cartão de créditoSe não for possível pagar, é melhor pedir cancelamento
Negócios / EmpreendedorismoPequenas e médias empresas têm chance de se capitalizar com a Bolsa
UtilidadesBilhetes e Passes: Bilhetes especiais do metrô
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título I - Dos princípios fundamentais
Negócios / EmpreendedorismoLicitação por pregão, como funciona
Carreira / EmpregoPostura "sabe-tudo" pode prejudicar carreira, dizem especialistas