Foi-se o tempo em que as empresas para divulgarem seus produtos ou serviços,
ou até mesmo a sua filosofia, precisava utilizar a mídia tradicional, como: TV,
rádio e veículos impressos. Hoje a internet tornou-se uma aliada primordial para
a aproximação entre a organização e seu público-alvo. A utilização dos portais
tradicionais, com informações institucionais, já não é mais diferencial para
atender um público diversificado. Por isso, cada vez mais, a aposta são as redes
sociais: Youtube, Flicker, Orkut, Facebook, Twitter, Messenger e Linkedin.
Pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online em dezembro de 2009, aponta que
no Brasil há mais de 66 milhões de usuários na internet. Desses 80% participam
de alguma rede social. Com isso o País torna-se o primeiro no mundo em tempo na
frente do computador, aproximadamente 44 horas mensais. A cota brasileira
ultrapassa as dos Estados Unidos, França e Japão.
Estar presente na internet, porém, já não basta. É preciso traçar estratégias
para atender o internauta. O diferencial das redes sociais em relação às outras
mídias está justamente na interação, em tempo real, entre a empresa e o seu
público, além de conter informações sobre o comportamento do consumidor. Por
isso, para não perder a chance de realizar bons negócios, a participação nas
novas mídias é fundamental, senão há o perigo das empresas brasileiras ficarem
para trás.
Antes de aderir às novas ferramentas é preciso planejamento, pois com ele, a
organização vai saber qual o melhor momento, local e que tipo de informação é
útil para o seu público-alvo, além de saber a hora de interagir. Também a
participação nas redes sociais exige pessoas treinadas, recursos tecnológicos,
tempo e investimento na inovação e aprimoramento, seja no rosto da página
disponibilizada na internet, seja na qualidade da comunicação com seu público,
entre outras estratégias.
Participar das redes sociais é a oportunidade para as empresas conhecer novos
clientes, prospectar negócios, ver novas tendências, estabelecer canais de
comunicação e compreender o comportamento dos consumidores. Para isso há a
necessidade de ter profissionais que entendam desse ambiente, pois eles estarão
aptos a estabelecer estratégias específicas às novas mídias digitais. Isto sem
esquecer que os veículos de comunicação tradicionais também são úteis para
atingir os objetivos pretendidos. O aparecimento de novas formas de interação
nos indica que há outros recursos disponíveis para fazer a mensagem chegar ao
receptor.
Além se ser um ambiente bom para os negócios, a utilização de redes sociais é
importante para incrementar o networking tanto profissional como pessoal. O que
contribui para isso é a interação entre os usuários, a segmentação e a
visibilidade para expor opiniões, gostos e objetivos. Mas, antes de fazer
qualquer post, é preciso tomar várias precauções: pense no que vai ser
publicado, porque depois será tarde para mudar; seja transparente, não conte
mentiras, pois falsos testemunhos trarão danos à sua imagem; não seja
inconveniente, por exemplo, ao colocar mensagens irrelevantes no Twitter aos
seus seguidores, do tipo “o que está fazendo a todo instante”; não esqueça,
erros podem acontecer, quando ocorrer, assuma.
Outro ponto que contribui para o networking nos meios eletrônicos é a
facilidade, a rapidez e a instantaneidade em que são construídas as redes de
relacionamentos que atendem os interesses pessoais e profissionais. Mas não se
esqueça que o seu uso é um facilitador para conhecer novos contatos e nunca deve
substituir o contato pessoal. A utilização de meios, como: visitas, almoços,
cartas e feiras de negócios, ainda são formas necessárias para conseguir para o
relacionamento interpessoal.
Antes de aderir à nova tecnologia, avalie se ela vai acrescentar valor à sua
marca, defina objetivos claros, tenha uma equipe preparada. Em um ambiente novo
e sem fronteiras como esse, é preciso estar preparado para enfrentar desgastes
que podem ocorrer, além de estar pronto para atender seus novos cyber contatos.
A precaução assegura uma comunicação correta, decente, honesta e confiável com
seu público-alvo.
Lembre-se que o homem é um ser social, criado para viver em grupos, portanto,
neste contexto, faço minhas as palavras do filósofo grego Aristóteles: “uma
andorinha só não faz verão!”