Em apenas um dia, Jack Bauer consegue salvar os Estados Unidos de ataques
terroristas - não apenas uma, mas diversas vezes, evita atentados à vida do
presidente, identifica traidores, interroga suspeitos, invade embaixadas, foge
de prisões, infiltra-se em grupos inimigos e, no fim de 24 horas, consegue dar
conta de todos os desafios. Nenhum outro personagem do cinema ou televisão é tão
eficaz quanto Jack Bauer.Peter Drucker foi, sem dúvidas, o pensador
que mais bateu na tecla sobre a importância da eficácia. Segundo o pai da
administração moderna, eficácia significa fazer as coisas acontecerem.
Só isso? Exatamente. Parece simples, mas poucos são os profissionais que
realmente têm a capacidade de fazer o que tem que ser feito e entregar
resultados satisfatórios. A boa notícia é que a eficácia é um hábito que podemos
adquirir como adquirimos qualquer outro hábito, ou seja: a partir da prática.
Drucker aponta cinco práticas essenciais para qualquer pessoa se tornar um
profissional eficaz. Vamos ver como Jack Bauer lida com cada uma delas?
- Gerenciar o tempo - O tempo é um recurso limitante e
totalmente irrecuperável. "Se você não souber gerenciar o seu tempo, não
poderá gerenciar coisa alguma", diria o professor Drucker. Em 24 Horas, o
relógio corre literalmente contra Jack Bauer, o que faz da gestão do tempo uma
questão de vida ou morte para o agente da CTU.
- Esforçar-se para dar contribuições - O foco na
contribuição é a chave da eficácia. Significa transferir a atenção do
profissional de sua própria função, de sua especialidade específica, para o
desempenho da empresa como um todo. Drucker recomenda que se faça sempre a
seguinte reflexão: "que tipo de contribuição posso oferecer que afetará de
forma significativa o desempenho e os resultados da empresa em que trabalho?".
Bauer tem uma clara noção do todo. O personagem nunca se esquiva de uma missão
importante com a desculpa de que "isso não faz parte do meu trabalho, não
sou pago para isso".
- Tornar produtivos os pontos fortes da organização - Nada
se constrói sobre a fraqueza e, para conseguir resultados, devemos usar todas as
forças disponíveis - a dos colegas, a dos superiores e a nossa própria. O
executivo eficaz não toma decisões sobre pessoal para diminuir fraquezas, e sim
para aumentar a força da empresa. Nesse ponto, o personagem de Jack Bauer
encarna o verdadeiro gerente eficaz de Drucker. Bauer costuma tomar a frente das
operações, faz questão de trabalhar apenas com os seus melhores colegas (e
respeita e reconhece as competências de cada um), questiona e influencia a ordem
de seus superiores - o que inclui até mesmo o presidente dos Estados Unidos! -
e, por fim, tem consciência de seus próprios pontos fortes e os coloca
totalmente à serviço da "organização" (no caso, a CTU e os EUA).
- Concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes para atingir
resultados - Um dos segredos da eficácia reside na concentração dos
esforços. Primeiro o mais importante. Devemos saber lidar com a realidade de que
sempre há mais coisas a fazer do que tempo disponível para realizá-las. Para
sermos eficazes, devemos saber estabelecer prioridades e, também,
posterioridades - aquelas tarefas que adiamos ou até mesmo abandonamos. Jack
Bauer é um mestre nessa prática. Uma das 24 frases mais ditas em todas as
temporadas da série é justamente "I don't have time for this!" ("não
tenho tempo para isso!"). Bauer, inclusive, costuma passar por cima de algumas
normas e regras burocráticas que podem travar e comprometer o cumprimento de
suas missões (um alerta: não tente fazer isso na sua organização!).
- Tomar decisões eficazes - Drucker observa que a decisão
certa exige tanto análise quanto coragem. Cada decisão é um julgamento de risco:
é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.
Se o processo de tomada de decisão for cuidadosamente observado e as medidas
necessárias forem tomadas, diminui-se o risco e aumenta-se a chance da decisão
ser bem-sucedida. Todas as decisões de Bauer são extremamente difíceis e
arriscadas, mas o personagem tem consciência de sua importância e não sucumbe
com o peso de seu fardo - e não se exime de tomá-las, mesmo que tenha que arcar
com severas consequências posteriormente.
"A eficácia dos gerentes é a nossa maior esperança para tornar a
sociedade moderna economicamente produtiva e socialmente viável". Peter
Drucker
Antes que atirem a primeira pedra, quero deixar claro que devemos guardar as
devidas proporções nessa comparação. Jack Bauer é um personagem fictício de uma
(viciante) série de televisão. Seus fins sempre justificam seus meios nada
ortodoxos. As situações impostas pelos roteiristas sempre colocam Jack entre a
cruz e a espada com dilemas morais e éticos complexos do tipo "justifica-se
torturar alguém para obter uma informação capaz de salvar milhares de pessoas?".
Gostaria que o leitor, sinceramente, não tomasse esse exemplos para condenar o
pobre Jack Bauer e esse seu humilde fã que vos escreve. É importante lembrar que
Jack Bauer jamais saiu aplaudido ao final das 24 horas. Pelo contrário, no
último episódio seus problemas sempre recomeçam... tic-tac, tic-tac, tic-tac.