Avaliar o desempenho dos colaboradores não é uma tarefa fácil, afinal a
maioria das pessoas considera que essa ação desencadeará uma sequência de fatos
negativos como, por exemplo, retaliação por determinada atitude que ele tomou,
entre outros receios. Dentre os processos utilizados pelas organizações
encontra-se a Avaliação 360º - método realizado de forma circular por todas as
pessoas que interagem com o avaliado como, por exemplo: líder, colegas,
subordinados, clientes internos e externos.
Atualmente, há empresas que recorrem à tecnologia e utilizam um software
desenvolvido para atender suas realidades. Abaixo seguem alguns benefícios
gerados por essa metodologia.
1 - Identificação de competências comportamentais como, por
exemplo, espírito para trabalho em equipe, foco no cliente, equilíbrio
emocional, relações interpessoais, entre outras.
2 - Oportunidade de identificar pontos fortes e fracos que
precisam ser melhorados na performance dos profissionais.
3 - Fortalecimento da integração entre os membros de uma
equipe.
4 - Valorização do processo de feedback junto a todos os
colaboradores que atuam na empresa.
5 - Conscientização do colaborador sobre a importância de
conhecer como as pessoas que interagem com ele estão "vendo" o trabalho que ele
desenvolve. Isso leva o profissional a fazer uma auto-avaliação das suas ações
diante da empresa e dos seus pares.
6 - Esse processo permite à liderança rever forma como atua
ajunto à sua equipe e, por sua vez, desenvolver competências que o ajudarão em
seu trabalho de gerir pessoas, já que seus subordinados também participam
diretamente do processo de avaliação.
7 - Oportunidade da área de Recursos Humanos de identificar
o grau de maturidade de todos os profissionais diante de uma avaliação,
principalmente para quem se encontra em cargos estratégicos.
8 - Elaboração de um plano de carreira e de desenvolvimento
pessoal, o que permite ascensão profissional na companhia.
9 - Diagnóstico geral do desempenho dos membros de uma
equipe, visto que todos participam do processo.
10 - Sentimento de democracia, uma vez que todos podem
manifestar suas opiniões e a avaliação não corre o risco de se tornar um
processo que ocorre de forma vertical, ou seja, de cima para baixo.
11 - Valorização do profissional, pois ele passa a ver que a
empresa preocupa-se com seu desempenho e deseja melhorar seu potencial.
12 - Permite otimizar a produtividade e orientar o
desempenho dos profissionais, para o alcance ou a superação de metas focadas no
negócio da empresa.
13 - Adaptabilidade às mudanças organizacionais.
14 - Estímulo ao comprometimento dos colaboradores com os
valores organizacionais.
15 - Canal para subsidiar a implementação de sistemas de
remuneração variável e de promoções.