É muito comum ver empreendedores metendo os pés pelas mãos quando o assunto é
investir em sua empresa, seja comprando super cadeiras ou cartões de visita.
Experimente responder à pergunta: o que é realmente necessário para que você se
destaque e cresça no início do seu negócio? Vamos juntos refletir sobre isso
através do texto de hoje.
Você, que está empreendendo em seu negócio próprio, tem que decidir o tempo
todo onde e em que condições é melhor apostar as suas fichas e como fazer para
que sua empresa pareça o mais profissional possível. E, claro, de forma que
lucre com isso, sempre pensando em como economizar nos gastos - que parecem não
ter fim - e maximizar suas receitas.
Observando a situação, creio que o pensamento que tem de existir quando se
está no começo é o seguinte: todas as ações tomadas devem estar diretamente
relacionadas com a lucratividade da empresa ou com o seu posicionamento no
mercado. Você tem de faturar, senão você vai perder dinheiro com o que está
fazendo. Claro que algumas exceções existem, mas não abuse justificando que isso
ou aquilo é necessário.
Não saia por ai gastando o dinheiro que tem e que pode ser útil para o
negócio. Use-o para desenvolver seu produto ou serviço e para vendê-lo.
Distribuir brindes, como já dissemos no artigo "O perigo dos excessos na
distribuição de brindes", publicado aqui no Dinheirama, é,
em muitos casos, uma escolha errada para divulgar a sua empresa. Também sei que
você gostaria que o seu escritório fosse fantástico, assim como o exemplo da
foto abaixo (ambiente de trabalho do Twitter). Vá com calma! Saiba priorizar os
gastos. Respeite os pequenos valores.
Em seu livro “A arte do Começo" (Best Seller), o guru de empreendedorismo
Guy Kawasaki lista quais aspectos costumam ser pouco
importantes para quem está começando uma empresa e deseja focar seus esforços em
lucratividade e não em gastos desnecessários para o momento em questão. Veja a
lista criada por Kawasaki de aspectos pouco importantes:
- Espaço de trabalho;
- Móveis;
- Computadores;
- Equipamento de escritório;
- Materiais de escritório;
- Cartões de visita e papel timbrado.
“Sempre que puder fazer isso de maneira razoável, não gaste muito
dinheiro nos pequenos detalhes e não o desperdice no que não é essencial. Da
próxima vez que surgir algo ‘sem o qual você não pode viver’, espere uma
semana, depois verifique se ainda está vivo”.
E ai, vamos discutir o problema? Você já “meteu os pés pelas mãos” ao comprar
itens desnecessários para a sua empresa?