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Carreira / Emprego - Utilizar as redes sociais FORA da empresa pode influenciar sua imagem DENTRO dela? 

Data: 05/03/2010

 
 

Você está inserido dentro das redes sociais que a web disponibiliza? Tem algum blog, Orkut, Twitter, Facebook ou outra ferramenta dessas conhecidas como web 2.0?

Caso sua resposta seja sim, você é mais um entre milhões de pessoas no mundo que compartilham mensagens através desse meio. De acordo com a pesquisa do Ibope Nielsen Online realizado em 2009, somente no Brasil, 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas.

Já a pesquisa "Internet Use" realizada pela GfK Brasil, comprova a preferência dos internautas em seu momento de lazer pela utilização das redes sociais. Nela, foi apontada que as ferramentas conhecidas como web 2.0 são as principais razões que levam quase metade dos brasileiros a utilizarem a internet em seus momentos de diversão.

Até o relacionamento do "mundo empresarial" com as redes sociais tem ficado cada vez mais estreito. Apesar de algumas organizações bloquearem as redes sociais no ambiente de trabalho para não dispersar a atenção do funcionário dentro da empresa, muitas organizações estão utilizando essas ferramentas para aumentar sua exposição no mercado, obter feedback com seu público alvo e até para mapear tendências e comportamentos dos consumidores.

Mas, Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em seleção para cargos de alta qualificação, alerta que profissionais devem tomar cuidados dentro desse espaço virtual até mesmo na utilização por razões pessoais. "É preciso ter critérios na utilização das redes e analisar qual é o objetivo com as postagens de idéias, pensamentos ou sugestões. Não é porque a internet é um ‘campo aberto' que se deva abastecer uma página com qualquer tipo de informação", diz Ivan Witt.

O especialista ressalta que esses cuidados devem ser tomados, pois, a maioria dos usuários dessas redes possui contatos em diferentes segmentos. "Nas redes sociais não estão apenas presentes amigos e familiares, mas também gestores, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas as vertentes pessoais e profissionais que fazem parte da vida dos internautas", completa.

De acordo com o Diretor da Publiweb Marketing Digital , Conrado Adolpho, para utilizar as redes sociais, de certa forma, é preciso agir como o virtual fosse o real. "É preciso tomar alguns cuidados com privacidade e transparência. Qualquer informação enganosa é descoberta rapidamente e a crítica pode ser postada para posteridade em algum blog ou site manchando por muito tempo a imagem que demoramos tanto para construir".

Para não cair nas armadilhas que as redes sociais podem provocar na sua imagem profissional, confira alguns cuidados apontados pelo especialista Ivan Witt para não prejudicar sua carreira.

1) Critério na hora de repassar informações

Um dos muitos benefícios que a internet proporciona é a facilidade para reprodução de conteúdos. As informações devem ser verificadas e a fonte deve ter credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. "Repassar uma informação mentirosa não tira só a credibilidade de quem assina o texto como também de quem a manda."

2) Falar dos colegas, chefes ou da empresa, nem pensar. Você será mal visto e chamado de no mínimo, de fofoqueiro

Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que ele esteja bloqueado. Além de ser antiético, não fica nada bem para o relacionamento no ambiente de trabalho.

3) Cuidado extra para quem ocupa uma posição de destaque

Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas páginas pessoais, inevitavelmente serão alvos de críticas e especulações pelos leitores. É impossível controlar o desdobramento da informação uma vez que ela se torna pública, principalmente se a fonte da mesma é o protagonista da ação.

4) Não emitir opinião pessoal no perfil corporativo

Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Isso pode levar até, em casos extremos, demissão por justa causa.

5) Imagine-se dando uma entrevista ao vivo

Uma regra fácil é imaginar-se dando uma entrevista ao vivo para um grande público. Seja coerente, não invente nem tripudie. A informação que você publica fica para sempre atrelada a você.

"Caso seus ‘seguidores' ou ‘amigos' fizerem parte de seu ‘networking' profissional, seu perfil estará sujeito a interpretações da mesma forma, e o que era apenas uma informação sem importância, pode acarretar em diversos constrangimentos", complementa o consultor Ivan Witt.

 Não deixe de ver também a matéria "Redes Sociais: usar ou não usar? Eis a questão" com situações das consequências da utilização de ferramentas como MSN, Orkut, Facebook e Twitter no ambiente corporativo.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Fábio Bandeira de Mello
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :