Você está inserido dentro das redes sociais que a web disponibiliza? Tem
algum blog, Orkut, Twitter, Facebook ou outra ferramenta dessas conhecidas como
web 2.0?
Caso sua resposta seja sim, você é mais um entre milhões de pessoas no mundo que
compartilham mensagens através desse meio. De acordo com a pesquisa do Ibope
Nielsen Online realizado em 2009, somente no Brasil, 59 milhões de pessoas
utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas.
Já a pesquisa "Internet Use" realizada pela GfK Brasil, comprova a preferência
dos internautas em seu momento de lazer pela utilização das redes sociais. Nela,
foi apontada que as ferramentas conhecidas como web 2.0 são as principais razões
que levam quase metade dos brasileiros a utilizarem a internet em seus momentos
de diversão.
Até o relacionamento do "mundo empresarial" com as redes sociais tem ficado cada
vez mais estreito. Apesar de algumas organizações bloquearem as redes sociais no
ambiente de trabalho para não dispersar a atenção do funcionário dentro da
empresa, muitas organizações estão utilizando essas ferramentas para aumentar
sua exposição no mercado, obter feedback com seu público alvo e até para mapear
tendências e comportamentos dos consumidores.
Mas, Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, empresa
especializada em seleção para cargos de alta qualificação, alerta que
profissionais devem tomar cuidados dentro desse espaço virtual até mesmo na
utilização por razões pessoais. "É preciso ter critérios na utilização das redes
e analisar qual é o objetivo com as postagens de idéias, pensamentos ou
sugestões. Não é porque a internet é um ‘campo aberto' que se deva abastecer uma
página com qualquer tipo de informação", diz Ivan Witt.
O especialista ressalta que esses cuidados devem ser tomados, pois, a maioria
dos usuários dessas redes possui contatos em diferentes segmentos. "Nas redes
sociais não estão apenas presentes amigos e familiares, mas também gestores,
chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas as vertentes
pessoais e profissionais que fazem parte da vida dos internautas", completa.
De acordo com o Diretor da Publiweb Marketing Digital , Conrado Adolpho, para
utilizar as redes sociais, de certa forma, é preciso agir como o virtual fosse o
real. "É preciso tomar alguns cuidados com privacidade e transparência.
Qualquer informação enganosa é descoberta rapidamente e a crítica pode ser
postada para posteridade em algum blog ou site manchando por muito tempo a
imagem que demoramos tanto para construir".
Para não cair nas armadilhas que as redes sociais podem provocar na sua imagem
profissional, confira alguns cuidados apontados pelo especialista Ivan Witt para
não prejudicar sua carreira.
1) Critério na hora de repassar informações
Um dos muitos benefícios que a internet proporciona é a facilidade para
reprodução de conteúdos. As informações devem ser verificadas e a fonte deve ter
credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. "Repassar uma
informação mentirosa não tira só a credibilidade de quem assina o texto como
também de quem a manda."
2) Falar dos colegas, chefes ou da empresa, nem pensar. Você será mal
visto e chamado de no mínimo, de fofoqueiro
Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira, por isso
pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que
ele esteja bloqueado. Além de ser antiético, não fica nada bem para o
relacionamento no ambiente de trabalho.
3) Cuidado extra para quem ocupa uma posição de destaque
Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas
páginas pessoais, inevitavelmente serão alvos de críticas e especulações pelos
leitores. É impossível controlar o desdobramento da informação uma vez que ela
se torna pública, principalmente se a fonte da mesma é o protagonista da ação.
4) Não emitir opinião pessoal no perfil corporativo
Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes
empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Isso pode levar
até, em casos extremos, demissão por justa causa.
5) Imagine-se dando uma entrevista ao vivo
Uma regra fácil é imaginar-se dando uma entrevista ao vivo para um grande
público. Seja coerente, não invente nem tripudie. A informação que você publica
fica para sempre atrelada a você.
"Caso seus ‘seguidores' ou ‘amigos' fizerem parte de seu ‘networking'
profissional, seu perfil estará sujeito a interpretações da mesma forma, e o que
era apenas uma informação sem importância, pode acarretar em diversos
constrangimentos", complementa o consultor Ivan Witt.
Não deixe de ver também a matéria "Redes Sociais: usar ou não usar? Eis a
questão" com situações das consequências da utilização de ferramentas como MSN,
Orkut, Facebook e Twitter no ambiente corporativo.