Quando se fala em contratar um novo profissional, entre em cena o tão
conhecido processo de Recrutamento & Seleção. Contudo, encontrar os talentos
certos para as vagas que surgem não é uma tarefa tão fácil assim. Em muitos
casos, isso requer tempo e nem sempre a empresa pode esperar, principalmente
quando se envolve uma função estratégica. Abaixo, algumas ações que a área de
Recursos Humanos pode adotar para agilizar o procedimento.
1 - O ideal é que os arquivos dos selecionadores estejam
sempre em dia. Contar com um banco de dados informatizado é sem dúvida alguma um
diferencial para agilizar o trabalho do selecionador.
2 - O banco de informações de quem realiza o processo de
Recrutamento e Seleção deve ser ter além das categorias profissionais separadas,
informações sobre os talentos que já atuam na organização. Muitos colaboradores
podem ser promovidos ou transferidos de setor, mas a empresa nem se dá conta do
valor da "Prata da Casa".
3 - Ao manter contato com um candidato, para agendar uma
entrevista é aconselhável falar com ele. Caso a ligação, por exemplo, seja
atendida por outra pessoa deixe o recado. Contudo, solicite o número do celular
do profissional porque nem sempre as informações podem ser passadas corretamente
para o candidato.
4 - Quando falar com o candidato identifique-se e seja
objetivo sobre o motivo do contato. Isso evita que a pessoa imagine que seja
alguma brincadeira ou mesmo um engano.
5 - Ao agendar o dia e a hora para conversar com o
profissional, no dia anterior à entrevista ligue para o profissional para
confirmar o encontro. Isso evitará que haja algum desencontro, pois a pessoa
pode ter anotado as informações quando se encontrava em algum lugar agitado,
barulhento. Isso pode comprometer a comunicação eficaz entre selecionador e
candidato.
6 - Muitos profissionais que participam de Grupos de
Intercâmbio de RH, principalmente os virtuais divulgam as vagas que surgem em
suas empresas e solicitam ajuda aos colegas da área. Não são raros os casos de
vagas que são preenchidas com mais agilidade, graças à troca de informações.
7 - Para que um processo de Recrutamento e Seleção seja
eficaz e realizado no menor espaço de tempo possível, é importante que o
selecionador mantenha uma conversa prévia com o gestor da área solicitante. Com
isso, aumentam as chances de saber quais as competências mais necessárias para o
cargo que precisa ser preenchido.
8 - Durante o processo de seleção, a participação da
liderança em algum momento da entrevista com o futuro contratado é um
diferencial significativo. Isso permitirá que o gestor diga ao selecionador se
aquele candidato irá ou não atender às suas expectativas.
9 - Ao realizar a entrevista com o candidato, dê uma
previsão do tempo que o processo levará. Se o retorno demorar demais, o
profissional que concorre à vaga pode imaginar que a empresa contratou outra
pessoa e aceitar uma contratação que nem ele mesmo esteja tão interessado. Isso
ocorre, principalmente, quando o desemprego já perdura por algum tempo e o
talento aceita a primeira oportunidade que surge.
10 - Quando o processo de Recrutamento e Seleção for
concluído e a vaga preenchida, dê um feedback aos demais profissionais que não
foram classificados. Eles podem não ter sido contratados naquela oportunidade,
mas nada impede que outras vagas surjam e que eles sejam chamados para um novo
processo.