Curioso notar que as empresas de bens de consumo ainda convivem com dois
problemas extremos e de ordem antagônicaCurioso notar que as empresas de
bens de consumo ainda convivem com dois problemas extremos e de ordem
antagônica: estoques em excesso para produtos que encalham nas prateleiras e
estoques de menos para as “vacas leiteiras”, aquelas mercadorias que se vendem
sem grandes reforços de marketing.
Esta inexatidão em controlar a demanda de consumo de cada produto constante do
estoque acaba gerando desperdícios, seja pelos investimentos desnecessários ou
pela perda nas vendas. Para se ter uma ideia do montante do prejuízo, apenas nos
Estados Unidos, calcula-se que o descomedimento na gestão de estoques atinja de
60 a 80 bilhões de dólares ao ano, ao passo que outros 13 bilhões de dólares em
oportunidades de vendas são perdidos, em igual período, pela ineficiência nas
operações de estoque dos varejistas.
Aqui no Brasil, o cenário não é muito diferente. Uma pesquisa atual sobre gestão
de demanda realizada pela Axia Consulting em parceria com a Ciclo
Desenvolvimento, retrata que boa parte das empresas entrevistadas (34%) destacou
o processo de influência da demanda (comportamento do consumidor) como a maior
deficiência a ser corrigida dentro da cadeia produtiva, sendo que 60% dos
respondentes classificaram como reativa a postura de sua empresa (espera mudar a
demanda para mudar a cadeia). Certamente esta deficiência também leva aos
excessos e faltas de estoque ao longo de toda a cadeia, e consequentemente o
descontentamento do consumidor final.
Dada a dificuldade em prever as bruscas e recorrentes oscilações das vendas no
varejo, é cada vez mais comum observar empresas de manufatura em busca de novas
ferramentas e tecnologias capazes de eliminar gastos operacionais excedentes e
de extrair o maior número de informações possível.
Se a insuficiência na retenção de dados representa uma falha administrativa na
empresa, seu acúmulo desordenado do mesmo modo o é. Afinal, do que vale reunir
uma extensa base de informações se não for possível fazer dela uma fonte valiosa
para a elaboração de futuras ações estratégicas?
Campanhas e promoções bem-sucedidas têm seu início na leitura de dados
detalhados e fornecidos em tempo hábil de suprir as necessidades dos clientes, a
despeito da complexidade e da pulverização de lojas por diferentes regiões do
país ou do mundo.
E como esperar que as companhias de bens de consumo consigam este grau de
detalhamento a partir das informações vendidas pelas redes varejistas? Muitas
delas ainda acreditam nessa prática, embora tantas outras já adotem plataformas
internas para armazenar os dados, uma vez que cumprem a função com maior
acuidade e precisão.
Em tempos de informatização dos processos, detectar a demanda de consumo passa a
ser uma atividade de extrema complexidade, em que o monitoramento e a integração
das múltiplas e simultâneas fontes de informação se fazem necessários para a
formatação de uma oferta que corresponda às expectativas (cada vez maiores) dos
clientes.
E para uma empresa acompanhar este cenário de tormenta e não naufragar diante da
concorrência, parece não haver uma alternativa tão satisfatória quanto a de se
valer, de forma coerente, de recursos tecnológicos que a façam extrair o máximo
de valor do relacionamento com cada um dos inúmeros perfis de seus clientes.
Em recente relatório, o instituto de pesquisas AMR Research constatou que 50%
das redes varejistas analisadas optaram por instalar um repositório de dados de
sinalização de demanda para controlar seus pontos de venda, por julgarem
tratar-se de uma ferramenta útil no incremento dos lucros, muito em virtude da
sua capacidade de centralizar e correlacionar as informações colhidas em cada
loja.
O panorama econômico atual favorece a aplicação de sistemas “just in time”,
marcados pela máxima redução de estoques e de seus custos derivativos. Readequar
os modelos de controle das informações que visem alcançar um meio-termo entre a
insipiência da falta e a desnecessidade dos excessos, corresponde a pensar numa
oferta condizente com a crescente exigência na demanda consumidora. E claro, num
futuro promissor para a empresa.