Ser um profissional inovador certamente é um quesito que faz a diferença. Em
um capítulo de Inovação e Espírito Empreendedor, Peter Drucker lembrou de um
poeta latino-americano que costumava chamar o ser humano de “rerum novarum
cupidus” , ou seja, um “ganancioso por coisas novas”.
O lendário pai do management moderno recomendava que a administração de empresas
deveria fazer de cada membro da equipe um “rerum novarum cupidus”. Você
é um profissional desse tipo?
Dieter Kelber, diretor-executivo do Insadi (Instituto Avançado de
Desenvolvimento Intelectual), ressalta que o profissional inovador consegue
olhar para um trabalho que é feito há anos da mesma maneira e transformar o
processo em algo mais rápido, mais produtivo, com maior valor para o cliente.
“Sabemos que ninguém nasce pronto. É preciso ter vocação e associar algumas
práticas do ‘pensar diferente’ e do questionar”- ensina Kelber. “As
pessoas inovadoras têm traços de criatividade, rebeldia, foco, perseverança e,
principalmente, acreditam naquilo que propõem.”
Felipe Scherer, professor da ESPM/RS e sócio da Innoscience Consultoria em
Gestão da Inovação, acredita que os profissionais com o perfil inovador ganham
mais destaque com o aumento da competição entre as empresas, maiores exigências
dos consumidores e a otimização das atividades organizacionais. “A
criatividade associada ao conhecimento vai permitir a criação de novas idéias
com potencial de se tornarem inovações”.
Scherer relata que “algumas empresas tem criado cargos como gerente e
diretores de inovação. Porém, o papel de contribuir com a inovação não deve ser
restrito a esses cargos, já que todos na organização devem contribuir com esse
processo”.
Confira as sete dicas que os dois especialistas revelam para o
profissional se tornar inovador:
1) Querer é o primeiro passo para inovar. Se temos a convicção
ou sentimento que somos inovadores, devemos procurar estar sempre onde existem
as condições para que nos desenvolvamos nessa direção.
2) Ter curiosidade, possuir uma mente aberta, aceitar correr
riscos, ser persistente e flexível são características desse tipo de
profissional.
3) Ser inovador não é pura magia. A boa idéia nasce da combinação da
observação ou do conhecimento. Conhecer o passado, olhar o presente e pensar
(antever) o futuro são ingredientes que fazem surgir às boas idéias.
4) Busque definir sua Estratégia de Inovação, esclarecendo os tipos e
as temáticas desejadas.
5) São três fatores: oportunidade/problema + criatividade +
conhecimento. Aí é que a capacidade criadora entra em ação pela busca de novas
alternativas em relação às propostas existentes no mercado.
6) Utilize os relacionamentos para gerar e desenvolver as
inovações.
7) Se você tem essa personalidade, o ideal é buscar empresas onde a
prática da inovação é uma realidade. Idéias que não podem ser postas em prática
trazem frustrações.
Veja também o passo a passo para o processo de criação dar certo e virar
uma inovação, segundo o professor Felipe Scherer:
O processo pode ser dividido em quatro diferentes etapas: idealização,
conceituação, experimentação e implementação.
1. Idealização: Essa etapa é a porta de entrada para as novas
idéias, fruto da identificação das oportunidades, da criatividade e do
conhecimento. É a etapa mais "soft", onde estamos em busca de criação e
novidade, sempre alinhada com a nossa estratégia de inovação.
2. Conceituação: Trata do aprofundamento dessa idéia, buscando
desenvolver diferentes dimensões desse conceito tais como questões técnicas de
execução, disponibilidade de tecnologia, pessoas e outros recursos necessários.
Uma boa dica, por exemplo, é utilizar uma técnica chamada de Polinização
Cruzada, onde a idéia é "jogada" de um lado para outro na organização para que
diferentes pessoas possam contribuir com a mesma, criando um conceito mais
robusto.
3. Experimentação: Lida com a busca da redução das incertezas
normalmente associadas a uma iniciativa de inovação. Elas podem ser
mercadológicas, técnicas, operacionais, ambientais e de qualquer outra natureza.
O espírito dessa etapa é aprender para então preparar a organização à
Implementação da idéia em larga escala.
4. Implementação: Colocação em prática do projeto,
utilizando-se de todos os recursos disponíveis para a idéia dar certo.
As qualidades fundamentais de um inovador é ter total criatividade focada no
negócio ou processo no qual o profissional está inserido e pensar diferente, sem
medo de romper com modelos pré-existentes. Esse é o tipo de profissional
essencial em qualquer organização. É em busca desse profissional que
empreendedores e headhunters estão em constante busca.
Você está pronto para inovar?