As expectativas com a contratação de um novo profissional são grandes. Ele
virá para a equipe para dividir trabalho, ajudar os colegas e dar novas
ideias... O problema é que nem sempre isso acontece, e o que seria algo bom
acaba virando um pesadelo.
Mas por que as empresas erram na contratação? De acordo com a consultora de
Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Carolina Guedes, isso
acontece porque não são só aspectos como inteligência, conhecimento técnico ou
educação que devem ser levados em conta no processo de seleção.
"A melhor forma de contratar é tomar como base as características
comportamentais e valores do profissional, que precisam estar alinhados com a
cultura da organização e aderentes ao perfil dos profissional que nela
trabalham. Geralmente, quando os aspectos comportamentais são negligenciados, as
chances de sucesso em uma contratação são mínimas", disse a consultora.
Em alguns casos, a culpa por não identificar de maneira correta o profissional a
contratar é dele mesmo, por omitir informações sobre seu comportamento ou até
mesmo mentir. Quem sofre as consequências negativas é ele próprio!
Consequências da contratação malsucedida
Em um primeiro momento, quando a nova pessoa chega na equipe, os problemas podem
não ser identificados porque ela ainda está em fase de treinamento. Mas à medida
que o tempo passa, erros e comportamentos inadequados começam a ser
identificados e, então, uma consequência é a falta de integração do contratado
com a equipe, além do clima ruim no grupo.
"Um clima ruim gera desconfiança e divergências constantes que podem acarretar
discussões, ciúmes entre os colegas, perseguição dos participantes e comentários
negativos".
E não é só quem está ao redor do profissional que é prejudicado, mas ele mesmo
também. Conforme explicou Carolina, a partir do momento que o indivíduo não
consegue interagir e ser aceito pelo grupo, passa a se preocupar mais com este
fato e não desenvolve satisfatoriamente as atividades para as quais foi
contratado. "Com isso, cria-se um círculo vicioso extremamente frustrante,
podendo levar uma pessoa nesta situação a um quadro depressivo", ressaltou a
consultora.
E, em uma situação como esta, o melhor não é tentar manter o profissional na
empresa. "Manter um profissional na organização gerando um clima ruim pode
afetar a motivação e a produtividade de todos, inclusive do novo contratado.
Assim, custará muito mais mantê-lo do que arcar com os valores envolvidos na
demissão".