Imagine a seguinte cena: um casal incrivelmente atraente, a sós, em um
ambiente a meia luz. Ao fundo, uma musica suave e sedutora. Pela janela,
percebe-se um reflexo negro de um avião que passa subindo ao lado do edifício. O
casal se toca suavemente, enquanto a musica continua. Ele se aproxima e
sussurra algumas palavras cheias de intimidade e insinuação no ouvido dela,
que, embevecida, inclina a cabeça para trás, fecha os olhos e entreabre
levemente os lábios.
Enquanto a imagem vai se distanciando vagarosamente surge uma mensagem na
tela: "Compartilhe a fantasia. Chanel”.
Esta propaganda, que foi ao ar em 1984, apresentada pela Chanel em um
comercial de TV, consegue simbolizar de que forma uma imagem pode criar uma
fantasia, influenciar a imaginação e motivar as pessoas, despertando-lhes
desejos.
Em vez de salientar as qualidades do perfume Chanel, o comercial destacou a
beleza do casal e o clima romântico para, indiretamente, sugerir a venda de sua
mercadoria. A beleza física é uma dos componentes que mais influenciam nossa
imagem, que, por sua vez, está intimamente associada ao sucesso profissional e a
realização pessoal.
A busca pela conquista da beleza física tornou-se um sonho de consumo cada
vez mais presente na vida das pessoas. Este sonho, tradicionalmente perseguido
pelas mulheres, agora também faz parte das aspirações masculinas, e tem se
tornado cada vez mais possível graças aos avanços da indústria da beleza.
Com produtos e processos inovadores e evoluindo continuamente, eles têm
proporcionado à parcela significativa da população, uma forma de realizar suas
expectativas e anseios. Principalmente por parte das pessoas que, sem ter um
biotipo favorável, conseguem, através dos produtos e novos processos de
embelezamento, realizar sonhos inconfessáveis.
É preciso compreender que as expectativas das pessoas ao adquirir produtos e
serviços para aperfeiçoar sua imagem, estão relacionadas a questões fundamentais
de suas vidas como, relacionamentos afetivos, auto-estima, valorização como
pessoas, sucesso profissional, status, aceitação social, entre muitos outros
motivos.
A imagem das pessoas definitivamente ocupa um lugar de destaque tanto na vida
pessoal como na gestão de sua carreira. Estudos mostram que a primeira impressão
causada ocorre nos primeiros instantes de um relacionamento, mesmo antes de o
processo de comunicação acontecer.
Segundo o americano John Caples, especialista em meios de comunicação, que
realizou uma serie de estudos denominados “Tested Advertsing Methods, Englewood
Cliffs, 1974”, a venda num comercial de TV, é realizada ou não nos três segundos
iniciais do comercial. Num anuncio impresso, 75% das decisões acontecem na
leitura do cabeçalho, e numa demonstração promocional, a venda é feita ou não
nos três minutos iniciais.
Baseado neste estudo percebe-se que a primeira impressão que causamos num
encontro social ou profissional é fundamental para o sucesso de um
relacionamento. Por isto, a imagem que apresentamos inicialmente tem um papel de
destaque.
Dessa forma, é possível concluir que ao adquirir produtos e serviços o
consumidor na verdade procura atender um conjunto de necessidades que vão desde
a busca de status e aceitação social, até a realização de sonhos e fantasias. Ao
aperfeiçoar a imagem não só se consegue melhorar a satisfação pessoal, como
também construir uma imagem positiva no mercado.