Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Mentirinhas quase inocentes têm perna curta no ambiente corporativo 

Data: 22/07/2009

 
 

Quem nunca teve - ou conhece alguém que teve - o desprazer de trabalhar com aquela pessoa que frequentemente soltava uma mentirinha, daquelas sorrateiras, pequeninas, que poderiam até passar despercebidas... Se não envolvessem o ambiente corporativo.

Quando o assunto é trabalho, mentirinhas aparentemente inofensivas podem assumir proporções assustadoras, prejudicando líder, equipe e até empresa. A gerente de Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, explica que os profissionais que mentem o fazem por três motivos: para se defender de críticas, porque são inseguros ou porque não dominam um determinado assunto.

Nesse último caso, Andréa explica que o profissional fica enrolando, sem saber o que falar. "Falta maturidade para admitir que não conhece muito sobre o tema".

Quando a mentira se torna grave
Segundo Andréa, algumas mentiras prejudicam apenas o mentiroso, porque não dizem respeito a ninguém. Há quem minta sobre a vida pessoal, por exemplo, se gabando da casa na praia, que na realidade não tem, ou dos lugares caros, que na verdade nunca conheceu.

O problema é quando a mentira passa a envolver terceiros. "Algumas pessoas, para se defender de críticas, culpam seus pares. Isso é antiético", diz a especialista.

A reação da equipe
Cedo ou tarde, a máscara cai. E, quando isso acontece, segundo Andréa, os colegas de trabalho acabam excluindo o mentiroso do grupo. Quem mente, por menores que sejam as mentiras, fica com descrédito junto à equipe. "Ao ponto de, quando falar a verdade, ninguém acreditar", diz Andréa.

O pior é que, segundo a especialista, "às vezes por causa de uma única pessoa, toda a equipe perde credibilidade, ou até mesmo a empresa". Ela explica que, se o profissional que tem o costume de mentir lida diretamente com o público externo, a exemplo dos clientes, parceiros e colaboradores, a imagem da empresa pode ficar comprometida. "O cliente não fala do fulano que mentiu e rapidamente associa a falha à empresa", exemplifica.

Quando as mentirinhas envolvem terceiros - caso daquelas em que o mentiroso joga a culpa em um colega, para se defender de críticas -, podem causar a ruína da equipe. "Mentiras podem causar muito conflito dentro do grupo", afirma.

Para agravar a questão, segundo Andréa, não é raro os líderes não perceberem que há um mentiroso na equipe. "As mentirinhas se dão em gotas, mas quando o gestor percebe, estas já formaram um oceano. Por isso, líderes devem ter a percepção aguçada. É fundamental que, ao se depararem com mentiras no ambiente corporativo, eles busquem fatos e dados e tomem providências. Não dá para ter alguém que não inspira confiança na equipe", aconselha.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Karin Sato
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Turismo / ViagensEmbaixadas e consulados: Funções dos Consulados Brasileiros
Negócios / EmpreendedorismoCapital de giro, como funciona
Negócios / EmpreendedorismoAposentadoria não significa parar de trabalhar!
Carreira / EmpregoNo mundo da tecnologia, a regra é falar com objetividade
Entrevista de empregoSaiba o que é e como funciona a grafologia
Carreira / EmpregoCentralizador: por que alguns líderes têm esse perfil?
Carreira / EmpregoNo último ano da faculdade, ainda dá para conseguir um estágio?
Entrevista de empregoNão consegue passar da primeira entrevista? Veja o que está errado!
Carreira / EmpregoNova prática no ambiente de trabalho, eutonia aumenta produtividade
Economizar / PouparCompras: pesquisar, planejar e pechinchar; os três 'Ps' das boas compras