Quem nunca teve - ou conhece alguém que teve - o desprazer de trabalhar com
aquela pessoa que frequentemente soltava uma mentirinha, daquelas sorrateiras,
pequeninas, que poderiam até passar despercebidas... Se não envolvessem o
ambiente corporativo.
Quando o assunto é trabalho, mentirinhas aparentemente inofensivas podem assumir
proporções assustadoras, prejudicando líder, equipe e até empresa. A gerente de
Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, explica que os profissionais
que mentem o fazem por três motivos: para se defender de críticas, porque são
inseguros ou porque não dominam um determinado assunto.
Nesse último caso, Andréa explica que o profissional fica enrolando, sem saber o
que falar. "Falta maturidade para admitir que não conhece muito sobre o tema".
Quando a mentira se torna grave
Segundo Andréa, algumas mentiras prejudicam apenas o mentiroso, porque não dizem
respeito a ninguém. Há quem minta sobre a vida pessoal, por exemplo, se gabando
da casa na praia, que na realidade não tem, ou dos lugares caros, que na verdade
nunca conheceu.
O problema é quando a mentira passa a envolver terceiros. "Algumas pessoas, para
se defender de críticas, culpam seus pares. Isso é antiético", diz a
especialista.
A reação da equipe
Cedo ou tarde, a máscara cai. E, quando isso acontece, segundo Andréa, os
colegas de trabalho acabam excluindo o mentiroso do grupo. Quem mente, por
menores que sejam as mentiras, fica com descrédito junto à equipe. "Ao ponto de,
quando falar a verdade, ninguém acreditar", diz Andréa.
O pior é que, segundo a especialista, "às vezes por causa de uma única pessoa,
toda a equipe perde credibilidade, ou até mesmo a empresa". Ela explica que, se
o profissional que tem o costume de mentir lida diretamente com o público
externo, a exemplo dos clientes, parceiros e colaboradores, a imagem da empresa
pode ficar comprometida. "O cliente não fala do fulano que mentiu e rapidamente
associa a falha à empresa", exemplifica.
Quando as mentirinhas envolvem terceiros - caso daquelas em que o mentiroso joga
a culpa em um colega, para se defender de críticas -, podem causar a ruína da
equipe. "Mentiras podem causar muito conflito dentro do grupo", afirma.
Para agravar a questão, segundo Andréa, não é raro os líderes não perceberem que
há um mentiroso na equipe. "As mentirinhas se dão em gotas, mas quando o gestor
percebe, estas já formaram um oceano. Por isso, líderes devem ter a percepção
aguçada. É fundamental que, ao se depararem com mentiras no ambiente
corporativo, eles busquem fatos e dados e tomem providências. Não dá para ter
alguém que não inspira confiança na equipe", aconselha.