Carreira / Emprego - Você tem jogo de cintura?
Flexibilidade, jogo de cintura e capacidade para “virar a mesa” são atributos
imprescindíveis a um bom vendedor. Você quer desenvolvê-los? Veja como.
- Diferencie seus clientes – Não crie regras a partir do que deu certo,
procure ver uma nova pessoa ou situação a cada contato.
- Fuja do “não” com um “por que não?” – Quando obtiver uma negativa,
procure descobrir a razão. Tente transformar esse obstáculo inicial em uma
oportunidade.
- Procure ver “o que está por trás de” – Saber o motivo pelo qual seu
cliente toma certas decisões fará com que você o atenda melhor e leve
informações preciosas para sua empresa.
- Troque o “ou” pelo “e” – Não pense em termos de “a proposta dele versus
a minha”. Use o ponto de vista do cliente para pensar em novas alternativas.
- Esqueça o melhor – O melhor não existe. O que há é o mais apropriado
para cada cliente. Ao buscar o melhor, tendemos a nos basear no nosso ideal
do que é melhor. Ao buscar o específico, atendemos melhor a todos os
clientes.
- Cuidado com os argumentos que você tem “na ponta da língua” – Eles podem
ser bons, mas se você estiver pensando neles, em vez de ouvir o cliente,
dará a resposta certa para a questão errada.
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