Carreira / Emprego - Promoção à vista: confira sete sinais que podem indicar uma ascensão de cargo 
                                                    
                                                     
                                                    
                                                        
                                                        
                                          
                                                                                                    
                                                    
                                                    
                                                    
                                             
                                                     
                                             
                                                    Conseguir ser promovido em uma empresa pode ser um processo bastante longo e 
complicado para os profissionais. Às vezes, o funcionário tem a impressão de que 
está no mesmo patamar de um colega que ocupa um nível hierárquico maior. 
Entretanto, está em um cargo inferior. Será que há alguns indícios de que este 
profissional pode estar próximo de uma promoção? 
 
Na opinião de Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil e consultor de 
Recursos Humanos, o profissional, para crescer na carreira, tem de ter caráter, 
sendo ético e responsável, e, ao mesmo tempo, apresentar competências técnicas 
na sua área de atuação. 
 
Sinais 
Se o profissional possui estas características, o consultor destaca que há sete 
sinais que podem indicar que está próximo de ser promovido. Confira: 
	- Responsabilidade - Quando um funcionário passa a ser responsável 
	pela execução de um projeto específico da empresa ou nos casos em que a 
	pessoa passa a gerenciar um departamento da organização;
 
  
	- Voz na empresa - Outro sinal de que a promoção pode estar perto é 
	quando o profissional passa a ser mais escutado pelo seu gestor e colegas de 
	trabalho. Com isso, suas ideias passam a ser aceitas na empresa;
 
  
	- Requisitado - Neste caso, o funcionário começou a ser chamado 
	para participar de eventos e reuniões da empresa que não participava antes;
 
  
	- Participação em treinamentos - A empresa pode começar a fornecer 
	cursos específicos em determinado assunto para o profissional;
 
  
	- Maior confiabilidade - O líder começa a contar problemas que a 
	empresa está passando ou informações exclusivas sobre um novo projeto ou 
	cliente da organização. "Com esta atitude, o gestor pode estar testando o 
	seu funcionário, para saber qual seria a sua reação, se ele ficaria em 
	sigilo, ou se iria sugerir novas ideias; 
 
  
	- Trabalhar em um projeto específico - O líder pode começar a pedir 
	para o funcionário fazer horas extras para trabalhar ou conversar sobre uma 
	demanda específica, um projeto;
 
  
	- Feedback - Líder passa a elogiar o trabalho e o desempenho do 
	funcionário;
 
 
Empecilho 
Porém, apesar de existirem todos esses sinais, a promoção pode não acontecer por 
um simples motivo: a empresa não dispõe de recursos financeiros para aumentar o 
salário deste profissional. 
 
"O profissional tem de ter em mente que, em pequenas empresas, é mais difícil 
subir de cargo. Por outro lado, ao trabalhar em empresas deste porte, ele pode 
ver as suas ideias serem implementadas de forma mais rápida do que em médias e 
grandes empresas, já que estas organizações possuem diversos procedimentos de 
controle", diz Kretly. 
 
Diante deste cenário, o profissional deve avaliar alguns fatores, antes de tomar 
qualquer decisão. "Se o profissional gosta do seu trabalho e da empresa, 
acreditando que essa companhia tem chances de evoluir, ele deve continuar no 
trabalho e esperar que a promoção ocorra com o tempo. Já se ele não vislumbra o 
crescimento da organização e não gosta da sua função, ele deve procurar outras 
oportunidades. 
 
Outro fator que pode atrapalhar a promoção na empresa, segundo o consultor é a 
ansiedade dos jovens. "Hoje, grande parte dos jovens já quer subir de cargo com 
apenas seis meses de atuação na empresa. Com três ou quatro anos de trabalho na 
mesma instituição, já quer ser presidente e, com a frustração de não conseguir 
ganhar o cargo, acabam pedindo demissão".
                                                    
                                            
                                                     
                                            
                                                     
                                                     
                                                    
                                                     
                                                     
                                                        
                                                            
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                                                                    Luana Cristina de Lima Magalhães
                                                                 | 
                                                             
                                                         
                                          
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