Que tal um ligeiro diagnóstico do seu empreendimento comercial? Depois de
cuidadosa análise, imaginemos que os resultados são largamente favoráveis, com
destaque para os seguintes procedimentos cuidados sempre com primor ao longo do
tempo da história da sua empresa:
1. Ponto Comercial bem localizado. Acesso fácil, fachada chamativa, boa
comunicação visual e com fluxo regular de clientes;
2. Vendedores e atendentes bem humorados, satisfeitos, prontos para prestar o
melhor serviço aos clientes;
3. Variedade de produtos ajustada segundo o perfil médio dos consumidores da sua
área de abrangência. Foco no foco do cliente;
4. Sistema de compra e de reposição eficiente. Bom nível de serviço e poucas
rupturas de estoque;
5. Os colaboradores são treinados com freqüência, cujos ensinamentos enfatizam a
importância do cliente, a produtividade e a motivação;
6. Há uma dinâmica promocional bem acentuada. Ações promocionais bem
organizadas, aproveitando de forma eficaz as principais datas e os eventos
sazonais;
7. Como não está ligado a uma rede de loja, procura fazer parcerias confiáveis
com seus principais fornecedores, negociando melhor suas compras, observando
sempre a relação custo-benefício;
8. Trabalha no sentido de formar sua marca institucional de varejo, visando a
criação de vínculos duradouros com os clientes.
Nosso diagnóstico até aqui está tudo bem. Tecnicamente sim, como se diz no
esporte. Agora vamos acessar o painel dos resultados e verificar se a empresa
está crescendo, conquistando mais clientes, atraindo e retendo talentos. Sondar
se o empreendimento é um bom lugar para comprar e para se trabalhar. Transitar
pelo interior da alma da empresa. Sentir o que passa pelo corpo, cérebro e
coração das pessoas. Individualmente e no conjunto, onde a energia e a
personalidade da empresa são formadas.
Grosso modo, uma unidade de negócios é composta por três grandes conjuntos.
A) Estratégico, medidas a serem tomadas no campo de o que fazer e sobretudo na
construção de diferenciais. B) Operacional, tudo o que diz respeito ao como
fazer, tais como nível de serviço, logística, abastecimento, atendimento e
padrão de loja. C) Financeiro, engloba todas as funções de engenharia
financeira, crédito, meios de pagamento, controles, lucratividade e avaliação da
vida financeira da empresa.
Por menor que seja uma empresa, não há mais condições de dirigir seus
destinos sem um mínimo de instrumentos, sem algumas ferramentas de gestão.
Mesmos as aeronaves mais modernas chocam-se no ar se estiverem com o
transponder desligado, um pequeno aparelho cuja função é receber e transmitir
informações permanentemente. Desligado, o avião perde a direção e choca-se com
outro, algumas vezes com um boeing, causando vítimas. Feeling é importante, mas
a informação segura e constante é indispensável.
Como constatamos desde o início do levantamento, a empresa recebeu nota alta
em praticamente todos os quesitos do Conjunto B. Mas as notas atribuídas ao
Conjunto C são classificadas de razoáveis apenas. E o Conjunto A recebeu notas
baixíssimas, próximas de zero, uma vez que a empresa não vem dando a devida
importância aos aspectos estratégicos, como definição de rumos, diferenciais
competitivos e na busca incessante da lucratividade. Nesses aspectos, o seu
transponder está desligado, por isso trabalha com baixa rentabilidade e,
consequentemente, não cresce.
Houve uma época em que o sucesso era mais fácil. Bastava que os produtos ou
os serviços fossem Bons, Bonitos e Baratos. Dentre vários outros detalhes, aos
3Bs hoje é preciso acrescentar um R, de Rápido. Não basta fazer bem feito o
essencial. É preciso fazer diferente dos concorrentes e de forma a satisfazer os
anseios e os sonhos dos consumidores. Interação com os clientes. Construir um
centro de relacionamento, não simples local de compra.
Uma empresa lucrativa, simples e feliz. Excelente ambiente de trabalho. Local
agradável para as pessoas concretizarem seus sonhos. Verdadeiro laboratório de
marketing onde são realizadas as melhores experiências antes, durante e depois
da compra. Abertura total para ouvir as manifestações positivas e negativas dos
clientes. Um organismo inteligente e disposto a se reinventar sempre, a fim de
ficar o mais próximo possível do cliente, em termos físicos, psicológicos e
sentimentais.
Mudar. Quem faz as coisas sempre do mesmo jeito, fica muito difícil obter
resultados diferentes.