Intensas jornadas de trabalho, acima de oito horas, não são mais novidade nas
empresas, independentemente do porte ou do segmento em que atuam. À medida em
que o nível hierárquico aumenta, a situação se agrava: alguns gestores esperam
que os subordinados fiquem à disposição 24h por dia e que coloquem a carreira
acima de tudo em suas vidas.
A reação para isso não poderia ser pior. Uma pessoa que não era agressiva, por
exemplo, por causa da pressão no ambiente de trabalho, pode passar a reagir
desta maneira. Com isso, os relacionamentos pessoais e, até mesmo, no emprego,
começam a piorar. "A reação tem sempre o toque pessoal que é dado pela avaliação
que se faz das situações", explica a vice-presidente de projetos da ABQV
(Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro.
Segundo Sâmia, as melhorias na tecnologia, ao invés de disponibilizarem mais
tempo para o homem moderno, acabaram por torná-lo mais competitivo. Para se
manter no mercado, tem que fazer mais, com menos!
Efeitos psicológicos
Sâmia explicou que a pressão no trabalho gera ansiedade, sendo esta a grande
culpada por tirar o bem estar físico e mental da pessoa. Esta característica,
por mais simples que pareça, age diretamente na qualidade de vida das pessoas,
causando presenteísmo (quando pessoa está em um lugar, mas com a mente em outro)
na relação com a família e amigos.
"Muitas pessoas se entregam às empresas, fazem sacrifícios pessoais e alguns até
deixam de viver, adiando projetos como casamento e filhos. Assim, os dias ficam
mais curtos pelo excesso de afazeres e pela vida ocupada. Na verdade, é preciso
estar atento para que o indivíduo possa reconhecer seus limites e estabelecer um
ritmo que atenda satisfatoriamente as diferentes demandas".
Questionada se as pessoas conseguem encontrar uma ligação entre esses efeitos
psicológicos (ansiedade, agressividade, depressão, irritabilidade) à rotina
massacrante, Sâmia disse que isso acontece somente quando elas enxergam que não
têm mais tempo para viver a própria vida. Essa percepção, no entanto, demora a
chegar, devido à dificuldade de muitos em se desligar do trabalho.
Minimizando os efeitos
Uma maneira de se livrar da pressão no trabalho, de acordo com Sâmia, é
gerenciando os pensamentos negativos e catastróficos. "Muitas pessoas gastam
energia preocupadas com os problemas que têm, em vez de procurarem alternativas
de resolução. Isso eleva à tensão diária e impede uma visão menos negativa a
respeito desses problemas", explicou.
. Ela disse que faz parte da natureza humana passar por dificuldades, mas o
importante é minimizar seus efeitos: desenvolver uma postura otimista é a chave
para lidar com a pressão.
Além disso, outra atitude fundamental é buscar meios de manter o equilíbrio nas
diversas dimensões humanas (física, emocional, social, espiritual). Técnicas de
meditação, atividade física e prática de uma religião podem ser alternativas.
Bom para a mente, bom para o corpo
Aliviando os problemas psicológicos, atenua-se ainda os problemas físicos. "A
pressão no trabalho pode manifestar-se através de sintomas emocionais, físicos
ou mistos. Algumas doenças que estão relacionadas com isso são: as do aparelho
digestivo, câncer, coronarianas, distúrbios do sono, entre outras".
De acordo com pesquisas, 53% das doenças são provocadas por um estilo de vida
não saudável e poderiam ser evitadas; 20% devem-se a fatores ambientais; 17%
decorrem de uma tendência genética e apenas 10% estão ligadas à falta de
assistência médica. Por isso, encare a pressão no trabalho de uma maneira
positiva: sua mente e seu corpo agradecem!