Ser convocado para representar a empresa em eventos é uma grande
responsabilidade para o profissional. Afinal, um desempenho ruim pode
comprometer toda a imagem da instituição com clientes, fornecedores e até
concorrentes. Diante deste cenário, como o profissional deve se comportar?
Para a gerente de Recursos Humanos da V2 Consulting, Andréa Kuzuyama, o evento
corporativo é uma extensão do ambiente profissional e, por isso, o profissional
precisa estar atento ao seu comportamento até mesmo depois das apresentações,
nas regiões próximas ao local da reunião.
O que vestir?
Se a sua intenção é que as pessoas presentes na palestra prestem atenção no que
você irá falar, cuidado com o figurino.
"Use roupas discretas, de preferência utilize cores neutras. As mulheres
precisam evitar saias muito curtas, decotes e maquiagem muito forte", aconselha
Andréa.
O corpo fala!
Outro cuidado que o profissional deve ter neste momento diz respeito aos seus
gestos durante as apresentações, e também nas conversas entre os convidados.
"Rir muito alto, fazer alguma careta ou torcer a boca, enquanto uma pessoa fala
com você, pode indicar falta de interesse", destaca Andréa.
Caso você seja um palestrante, a consultora alerta que alguns gestos podem
dispersar a atenção da plateia, como ficar batendo o pé ou a caneta na tela de
apresentação. Com isso, a mensagem da sua empresa corre risco de não ser
transmitida.
Linguagem
Por outro lado, não adianta tomar todas as precauções com os gestos e as roupas
se, na hora de se comunicar, o profissional comete várias gafes. "Evite ao
máximo os vícios de linguagem, pois, muitas vezes, as pessoas podem prestar
atenção apenas na incidência dos "tipo" e dos "né". Além disso fique atento nos
erros de concordância, já que uma palavra errada tem o poder de comprometer todo
o resultado", revela a consultora.
Entretanto, Andréa adverte que o profissional não precisa ser robótico e ter um
discurso em mãos para ler. "O ideal é que a pessoa fale sobre assuntos que
domine. Se não for possível, ela deve ser comedida e se expressar menos, em
casos de dúvida".
Para finalizar, evite certas atitudes quando estiver a caminho ou deixando o
evento, como fumar ou jogar fora materiais recebidos na reunião.