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Carreira / Emprego - De dona de casa a executiva: hábitos de consumo seguiram as conquistas femininas? 

Data: 06/03/2009

 
 

Nas últimas décadas, o mundo vem observando, às vezes com entusiasmo, outras com ressalvas, a conquista do mercado de trabalho pelas mulheres. Ainda que elas continuem, em grande parte das vezes, ganhando menos do que os homens, atualmente, já é possível encontrá-las nas chefias de grandes corporações ou exercendo profissões antes consideradas exclusivamente masculinas. Mas será que os hábitos de consumo femininos acompanharam estas mudanças?

Na opinião da professora do departamento de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Anita Kon, os gastos femininos continuam direcionados aos mesmos produtos, como cosméticos e moda, com a diferença de que, hoje, elas gastam mais.

"O consumo, o gosto feminino não mudou, o que mudou foi a intensidade. Por conta da inserção e evolução das mulheres no mercado de trabalho, hoje, elas podem gastar mais", avalia a professora.

Mercado
Opinião semelhante a de Kon possui o professor de marketing da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo), Marcos Cortez Cantomar, para quem não foram os hábitos de consumo das mulheres que mudaram, e sim, o mercado voltado para esta parcela da população que acompanhou tais conquistas.

"As conquistas das mulheres fizeram com que elas pudessem comprar carros? Fizeram. Apartamentos? Fizeram. Mas, as transformações nos produtos que elas já compravam exemplificam, de forma mais evidente, estas conquistas. A indústria da moda passou a confeccionar roupas mais ousadas, a produzir modelos femininos com cortes masculinos, por exemplo, a fim de atender às novas necessidades de suas consumidoras", afirma Cantomar.

Hábitos masculinizados
Por outro lado, o superintendente de marketing da FGV (Fundação Getulio Vargas), Marcos Henrique Facó, acredita que as conquistas femininas masculinizaram os hábitos de consumo das mulheres, na medida que, apesar de não abandonarem os costumes antigos, agora elas se sentem mais confortáveis e seguras para consumir produtos antes voltados quase com exclusividade ao público masculino.

"Antigamente, apesar de influenciar, as mulheres não compravam carros, eletroeletrônicos, esses produtos eram voltados especialmente aos homens. Hoje, se você for à loja de alguma grande fabricante de computadores e produtos eletrônicos, o público é majoritariamente feminino. Além disso, ao contrário do que ocorria há algumas décadas, também podemos ver que as mulheres investem grande parte de seus rendimentos na própria carreira, hábito que há pouco tempo era mais associado aos homens."

Modo de comprar
Se o fato de ter havido ou não mudanças nos produtos adquiridos pelas mulheres ainda gera divergências entre os especialistas, o modo de comprar feminino, ou seja, como elas tomam suas decisões de compra, praticamente não causa atritos.

Facó diz que, independentemente das conquistas, o que se observa é que as mulheres continuam comprando mais baseadas na emoção e os homens, na razão. "Ao comprar, as mulheres procuram o produto que traz, sobretudo, satisfação. Já os homens são mais racionais e consideram vários elementos antes de realizarem suas compras", comenta.

Isso talvez explique o fato de grande parte das pesquisas de comportamento apontarem as mulheres como as principais praticantes das compras por compulsão. De acordo com o psicólogo Alexandre Bez, a cada dez pessoas que gastam dessa forma, nove são mulheres. No entanto, explica ele, isto não significa que os homens sejam comedidos. "A diferença é que, em geral, suas aquisições são mais planejadas."

Segundo Bez, a compensação é um comportamento típico do arcabouço de defesa, muito comum na estrutura psicológica feminina. "Por uma questão de personalidade, elas estão mais dispostas a gastar e comprar o que muitas vezes não precisam como, por exemplo, "todas" as novidades em cosméticos e produtos para beleza", exemplifica o psicólogo.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
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