Carreira / Emprego - Mundo corporativo: mentir é feio, mas ser sincero pode ser muito pior!
Sabe aquela amiga que ficou deprimida com o fim do namoro? Apesar de o
ex-namorado ter saído com outras mulheres e demonstrado que pouco se importava
com o sentimento alheio, ela continua apaixonada e fazendo o possível para os
dois reatarem. O que acontece se você falar para ela que o sujeito não presta,
ou pior: que não a ama? Na pior das hipóteses, será o fim da amizade. Na melhor,
ela não irá ouvi-lo(a), apenas pensará que, por algum motivo, você não deseja
sua felicidade.
No mundo corporativo, as coisas funcionam mais ou menos assim. Há pessoas que
desejam melhorar sempre e não se importam com as críticas construtivas, porém
existem outras que acreditam que estão sempre certas e, mais do que isso, que
são praticamente perfeitas! Elas vivem em um mundo imaginário. E quem é você
para dizer que esse mundo não existe? O ser humano é complexo e mentir para si
mesmo é menos doloroso do que encarar a verdade.
Quando somos crianças, aprendemos em casa e na escola que mentir é feio.
Entretanto, na opinião da diretora da RMML Consultoria de Imagem Corporativa,
Renata Mello, não é com todo mundo que dá para ser sincero. "Não é uma questão
de mentir, mas de omitir", afirma ela.
Seja honesto, mas não se prejudique!
A dica da especialista é analisar a receptividade de cada um dos colegas de
trabalho e chefes com relação às críticas. "Dependendo da pessoa, é importante
não jogar muito aberto. Caso contrário, você acabará prejudicado!", garante.
"Colegas com mais ego ou com mais tempo de casa tendem a ter mais dificuldade de
admitir os próprios defeitos e até mesmo de admitir que erraram".
Segundo Renata, suas intenções podem ser as melhores, mas não adianta. "Quem
fala demais acaba se complicando", garante. Se não tiver jeito e falar a verdade
for absolutamente necessário, utilize o seu jogo de cintura. "Na hora de fazer
um comentário negativo a algum colega ou chefe, procure uma sala fechada, para
não expor a pessoa aos demais - o que pode magoar - e sempre valorize o trabalho
alheio".
Jogo de cintura
Além disso, esteja atento à forma de se comunicar. Ela conta o caso de uma moça
cuja colega se vestia mal. Usava roupas justas e blusas que deixavam a barriga
de fora. O problema é que essa falta de bom senso poderia acabar com a carreira
dela! Sem pensar duas vezes, a moça disse à colega que ela se vestia mal. O
resultado? O episódio acabou com a relação entre as duas.
Você pode estar pensando que a moça fez o certo em ser honesta antes que fosse
tarde demais. Todavia, Renata adverte que há maneiras e maneiras de dar um
feedback negativo ou fazer um comentário ruim. "O certo seria dizer, com jeito e
jogo de cintura, que as roupas não eram adequadas ao perfil da empresa e que se
vestir daquela forma poderia prejudicar sua carreira".
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