Carreira / Emprego - Feedback: atitude faz a diferença no ambiente corporativo
Você passa dias preparando um relatório. Fica noites sem dormir tentando
encontrar maneiras de ajustar sua agenda ao novo acúmulo de trabalho; afinal,
esta nova tarefa será somada às demais, certo?
Depois de muito esforço, finalmente conclui seu trabalho e encaminha o famoso
documento anexo por e-mail ao seu chefe. Porém, para sua decepção, não recebe
qualquer retorno sobre o assunto depois. Aí, vem aquela angústia: será que ele
recebeu? Não gostou? Dei alguma mancada? Pois bem, tal fato revela um problema
comum, que prejudica e muito o andamento de qualquer trabalho: a falta de
feedback.
É comum esperar resposta
O feedback é algo bastante positivo e esperado em muitas situações da
nossa vida. Se você reparar, o tempo todo esperamos um retorno sobre algo. Você
marca um compromisso, e aguarda a confirmação. Manda uma cesta de café da manhã,
e quer saber se ela realmente chegou ao endereço. Coloca seu carro na revisão,
fica no aguardo do orçamento.
Na empresa isso ocorre da mesma forma, não só com você, mas com pessoas de todos
os setores envolvidos. Um funcionário da área comercial, por exemplo: depois de
muita negociação por meio de várias reuniões, apresenta finalmente a proposta de
trabalho. Imagine o quanto deve ser terrível ficar aguardando um retorno, com
todo mundo pressionando?
Porém, nem mesmo o fato de todos os funcionários de uma empresa estarem no mesmo
barco faz com que se preocupem em dar feedback uns aos outros, o que
mostra uma grande falha de comunicação.
Um exemplo prático: a área de tecnologia fica dias preparando o layout de um
novo site para o cliente. Depois de concluído o projeto, ele é encaminhado à
área comercial para que o apresente formalmente. Para total decepção, a proposta
é aprovada e eles são os últimos a saber. Tremenda falha, certo?
Como remediar o problema?
O fato de ficar sem resposta não significa se conformar com isso, pelo
contrário. Nesta hora vale toda a persistência de lutar pelo seu direito.
A postura de deixar tudo em silêncio pode ser uma alternativa bastante cômoda.
Afinal, desta forma, você evita possíveis críticas sobre o seu trabalho ou a
tarefa de corrigir um projeto, caso não tenha sido satisfatório. Em uma empresa,
é comum que funcionários prefiram o anonimato, ganhem o seu salário mensalmente
sem ninguém os perceber. Mas até quando sustentar uma realidade destas?
Por isso, faça uso da comunicação e invista numa mudança de cultura. Quer
resultados? Cobre-os! Vá em busca de suas respostas, esteja aberto a ouvir. Faça
disto um hábito, que será bastante positivo em seu trabalho.
Você verá que sua nova postura ocasionará uma reação em cadeia. Como você,
outros cobrarão o mesmo, fazendo com que a comunicação seja mais valorizada em
seu ambiente de trabalho. Comece o quanto antes!
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