Carro / Veículo - Carros usados: para vender há desvalorização, mas para comprar preço é o da tabela
A redução na concessão de crédito para a compra de carros, a partir de
outubro, foi sentida mais forte no segmento de usados, que consequentemente
tiveram uma queda maior nas vendas e uma desvalorização significativa nos
últimos três meses do ano.
Porém, de acordo com a Agência AutoInforme, essa desvalorização é sentida de
forma diferente por aquela pessoa que quer vender o seu veículo e por aquela que
quer comprar um usado. No primeiro caso, o preço caiu, com a oferta podendo
chegar a 50% da cotação no mercado. Já no segundo, o carro irá custar o preço da
tabela.
Razões
Para o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos),
Sérgio Reze, isso acontece porque ainda há muito carro no estoque pelo qual foi
pago um valor acima do que está sendo praticado agora. Segundo ele, muitos
lojistas estão realizando prejuízo e por isso precisam pagar um valor mais baixo
para fazer uma média na hora da venda. Isso está acontecendo com todo mundo. Se
não fizer isso, o prejuízo é muito grande.
Ele também afirma que essa situação já causou problemas nas concessionárias,
quando um comprador quer usar o seu carro como parte do pagamento. "Tivemos
casos de pessoas que desacataram os funcionários, mostrando a tabela da Fipe.
Parece que o comerciante está querendo se aproveitar da situação, mas não é
verdade. O carro usado é o único que tem o seu preço definido pelo mercado. Não
se pode fugir disto", diz.
Para o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotivos), Jackson Schneider, o grande gargalo do mercado automotivo,
atualmente, é o carro usado. "Estamos discutindo o problema, mas sabemos que não
será fácil encontrar uma solução. Sem a movimentação do carro usado, as vendas
de novos caem", afirma.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Roberta de Matos Vilas Boas
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