Carreira / Emprego - Segredos não tão secretos do sucesso profissional
Ser bem-sucedido na carreira é o sonho de muitos profissionais. Mas já parou
para pensar no que significa ter sucesso? Na opinião do diretor da BPI no
Brasil, Gilberto Guimarães, um profissional bem-sucedido é aquele que faz o que
mais gosta no mundo e ainda é bem pago por isso.
Após essa definição, fica claro qual é o primeiro passo para quem almeja ao
sucesso: descobrir o que realmente gosta de fazer. Para tanto, utilize as
diversas metodologias disponíveis no mercado, converse com pessoas próximas ou
até mesmo com um consultor de carreira ou coach. Quando o trabalho é fonte de
prazer, e não somente de estresse ou sofrimento, é mais fácil ser bem-sucedido.
Passo 2
De acordo com o consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações,
Paulo Celso de Toledo Jr., existe um tripé que sustenta os profissionais de
sucesso.
A primeira ponta do tripé diz respeito aos conhecimentos técnicos, como idiomas,
informática, finanças e marketing, que são adquiridos por meio de estudo e
leitura.
Já a segunda está relacionada às habilidades que facilitam o uso do
conhecimento, como o dom de se comunicar, de negociar e de trabalhar em equipe.
Por fim, podemos considerar como a última ponta do tripé o comportamento do
profissional em si, a sua personalidade. Isto é, como ele se porta no cotidiano,
se é proativo, flexível, se respeita e valoriza as pessoas ao seu redor, se é
ético.
Alguém é predestinado ao sucesso?
Todas as pontas do tripé são essenciais para o sucesso. Parece muito? A boa
notícia é que ninguém nasce com todas essas características e habilidades. Elas
podem ser desenvolvidas, quando se é persistente.
No entanto, não adianta ter todas as pontas do tripé se não houver senso de
oportunidade. "Noventa por cento do sucesso é constituído por transpiração, 8%,
por inspiração e 2%, por senso de oportunidade", opina Toledo, ao acrescentar:
"as pessoas bem-sucedidas são aquelas que correm atrás do que querem. Quem fica
parado está condenado a ficar onde está, se é que vai ficar, já que as empresas
não valorizam profissionais acomodados".
O consultor da LCZ recomenda não só saber perceber as oportunidades como também
estar preparado quando elas surgirem. Por exemplo, para quem trabalha em
multinacionais, estudar outros idiomas é fundamental, uma vez que, cedo ou
tarde, poderá ter de participar de reuniões e treinamentos em outros países, ou
até mesmo ser transferido para uma unidade da empresa no exterior.
Seja solução, e não problema!
Gilberto Guimarães faz questão de ressaltar que as pessoas bem-sucedidas são
solução, e não problema. Segundo ele, as empresas têm necessidades específicas,
de maneira que preferem profissionais que irão trazer soluções para os
problemas, e não gerar mais problemas, ou não somar em nada à equipe. Por
exemplo, uma companhia de publicidade e propaganda pode estar à procura de gente
criativa, enquanto outra de auditoria pode estar precisando de pessoas
perfeccionistas.
Por fim, segundo ele, existem características essenciais para a obtenção do
sucesso. Elas, sozinhas, não bastam para que alguém seja bem-sucedido, mas, sem
elas, é muito mais difícil chegar ao topo. Confira:
- Autoconfiança;
- Determinação. Esta habilidade só vale quando o profissional não fica
cego à realidade que o cerca. Persistência não pode ser confundida com
teimosia;
- Proatividade;
- Boa vontade e prestatividade;
- Capacidade de influenciar as pessoas, tanto por meio da razão quanto por
meio da emoção. Os carismáticos, por exemplo, costumam influenciar os demais
se utilizando do emocional;
- Saber controlar emoções;
- Capacidade de antecipar hoje o que acontecerá futuramente;
- Saber desenvolver empatia. No dicionário, empatia é a "capacidade
psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o
mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas".
De acordo com Guimarães, perceber os outros e conseguir ser percebido também
é fundamental;
- Flexibilidade. Os bem-sucedidos mudam constantemente de opinião;
- Capacidade de respeitar as individualidades alheias.
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