Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - O Valor que vem de dentro 

Data: 30/05/2007

 
 

Imagine uma marca como se fosse uma boa garrafa de vinho. Agora imagine o que há de melhor nessa marca. Onde está o que ela tem de melhor? Óbvio, esta dentro.

A estratégia de criar a mensagem central de uma marca extraindo o que está “dentro dela” é o que chamamos, aqui na BBN, de busca dos elementos intrínsecos da marca.

Uma marca tem vários elementos: nome, cores, logotipia ou letreiro e, algumas, ainda mantêm um símbolo. Essas são algumas das características das marca. Mas, além disso, as marcas têm também significados. Seus nomes querem dizer alguma coisa. As pessoas leêm seus nomes e isso as remetem a determinadas imagens mentais, a determinados significados culturais ou lingüísticos, que podem variam de país para país, de região para região. Isso é o todo de uma marca.

Recentemente visitamos uma empresa que detinha o registro da marca MARIA. Fomos lá para falar sobre Marketing e sobre como melhorar os resultados em Vendas. A empresa usava a marca “Maria” para a categoria de óleos para tempero de saladas. Creio que muita gente se lembre das propagandas que diziam: “Maria, sai da lata e vai para a mesa!”. Embora isso já seja antigo, marcou muito e foi veiculado por um bom tempo.

Propusemos uma reflexão: será que essa marca, que já está registrada e protegida legalmente no Brasil, tem potencial para ser estendida para outras sub-categorias dentro da categoria alimentos?

O gerente achou nossa conversa muito estranha. Nos olhou de modo estranho e deve ter pensado: “Como assim?”

Ele não quis falar sobre essa marca. Pareceu meio temeroso.

Alguns meses depois, ficamos sabendo pela imprensa especializada que aquela empresa enfrentava dificuldades financeiras e que a solução encontrada foi “vender a marca Maria”. Uma multinacional comprou a marca, certamente para usar num portfólio de produtos muito maior que apenas óleos para saladas.

Na verdade, a empresa que adquiriu a marca já tem um amplo portfólio na categoria de alimentos. Isso significa que, para ela, a marca “Maria” certamente vale muito mais que valia para o antigo dono da marca.

O portfólio permite alavancagem, de modo que a marca pode ter uma penetração muito maior nos canais de varejo, basicamente com uma única propaganda, mais centrada no conceito da marca e menos focada em produtos específicos.

Não sabemos se a empresa que vendeu a marca tinha uma política de marcas e se conhecia o Valor Financeiro Futuro de suas marcas.

Sabemos apenas que, num país de origem católica o nome “Maria” tem muita expressão. Maria é a mãe de Deus, mãe de Jesus. Só no Brasil, são mais de quinhentos anos de propaganda gratuita em cima desse nome.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: AUGUSTO NASCIMENTO
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :