A prática de comunicação eficaz no ambiente organizacional é uma premissa
para que a empresa alcance suas metas e consequentemente obtenha sucesso em um
meio cada vez mais competitivo. Dentro desse contexto, existe o conhecido
feedback - que permitirá a organização e o colaborador saberem se estão
sendo realmente eficazes e, dessa forma, aprimorarem as suas performances. A
seguir, confira algumas dicas para serem usadas no meio organizacional e que
podem tornar feedback mais eficaz.
1 - Nunca seja genérico diante de quem receberá o feedback.
É melhor ser objetivo nas suas explicações diante do profissional, pois isso não
criará dúvidas ou falsas expectativas durante o processo.
2 - Para facilitar o processo de feedback, liste os itens
que você abordará na conversa com o colaborador.
3 - Para que o feedback não pareça uma conversa para
"derrubar" o profissional, quebre o gelo e inicie sempre o diálogo com
expressões amigáveis como, por exemplo: "Diante da minha experiência...", "Pelos
anos que tenho na área...", "Seu trabalho está bom, mas acredito que pode
melhorar...".
4 - Apresente sugestões de como o processo realizado pelo
colaborador poderia ter tido um resultado melhor. Apenas dizer que algo não deu
certo, sem comentários consistentes deixa o feedback sem sentido.
5 - Mostre que sempre estará aberto para trocar ideias, caso
a pessoa tenha dificuldades para realizar determinada atividade.
6 - Observe como o ouvinte reage às suas colocações. A
expressão facial do colaborador irá orientá-lo se o feedback está sendo
construtivo ou apenas complicando uma situação que poderia ser contornada sem
grandes "atropelos" de comunicação.
7 - Quem fala também deve estar preparado a escutar a outra
parte. Uma comunicação unilateral não surte os melhores efeitos. Por isso,
esteja pronto para ver o "outro lado da moeda".
8 - Lembre-se que fazer anotações, tanto para quem dar
quanto para quem recebe feedback é importante. Isso porque, depois da conversa
nenhum fator importante correrá o risco de ser esquecido.
9 - O processo de feedback pede um local reservado, pois
isso deixará quem faz parte do processo mais tranquilo. A presença de terceiros
pode causar constrangimento.
10 - Se a organização não possui em sua cultura a prática do
feedback é preciso que seja realizado um processo de conscientização sobre a
importância do mesmo. Muitos profissionais têm reais chances de ascensão na
carreira, depois que recebem feedback sobre sua atuação na empresa, pois essa é
uma oportunidade para identificar os pontos fortes e os que precisam ser
melhorados no colaborador.