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Negócios / Empreendedorismo - P&G: funcionários de bem com o relógio 

Data: 22/06/2009

 
 

Fator importante para o aumento da produtividade nas empresas, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Nos últimos anos, consequentemente, o cenário corporativo exige das companhias mais atenção aos seus colaboradores. Sendo assim, as organizações passaram a respeitar o capital humano e a pensar no bem-estar de seus funcionários.

Muitas corporações adotaram políticas de qualidade de vida, incorporando benefícios que proporcionam saúde e conforto aos seus colaboradores. Além de obterem maior envolvimento das pessoas no desenvolvimento do trabalho, estas, por sua vez, sentem-se mais dispostas, melhorando, assim, a performance durante a realização nas suas respectivas atividades.

Preocupada com o equilíbrio da vida pessoal e profissional, como também, interessada em oferecer uma vantagem competitiva, a P&G Brasil oferece aos seus colaboradores uma cultura de promoção interna, visando à construção de uma longa e bem-sucedida carreira na companhia. No entanto, para tornar essa política possível, a organização oferece um estruturado programa de Qualidade de Vida que inclui diversos benefícios como, por exemplo, a flexibilidade no horário, tanto no início como no final do expediente.

A matriz da companhia está localizada em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Possui operações em 80 países e114 fábricas em todo o mundo. No Brasil, iniciou suas operações em 1988 e, atualmente, emprega cerca de 2.800 funcionários no escritório central de São Paulo e nas fábricas de Louveira (SP), com a produção de fraldas, absorventes femininos, xampus, condicionadores e pomada para assaduras; de Anchieta (SP), detergentes em pó; de Salvador (BA), matéria-prima para detergentes em pó; e de Manaus (AM), com a fabricação de lâminas de barbear e escovas dentais.

Implantada em 2005, a política de Horário Flexível da P&G Brasil tem o objetivo de assegurar flexibilidade para os funcionários estabelecerem seus horários de trabalho, dentro das opções apresentadas, de forma que atenda tanto às necessidades do negócio como as de cada pessoa. O colaborador tem a liberdade de escolher o horário que melhor lhe convém, dentre as opções oferecidas: das 8h às 17h; das 8h30 às 17h30 ou das 9h às 18h.

De acordo com Thais Leite, gerente de RH, uma vez que a P&G Brasil valoriza o trabalho em equipe, esta prática estabelece um período durante o dia em que todos os profissionais deverão estar no escritório, para haver interação entre os líderes e as equipes. "As reuniões e os trabalhos em grupo deverão ser marcados dentro do período determinado, que se inicia às 9h e termina às 17h. Dessa forma, todos podem participar", explica ao acrescentar que a política é aplicada aos funcionários do escritório, não incluindo os colaboradores das fábricas - em função do formato e organização das linhas de produção.

Implantação - Para implantar essa política, a empresa tomou como base alguns princípios. Dentre eles, estão:
1) Os interesses da companhia e dos indivíduos são inseparáveis.
2) Demonstração de respeito. Nesse caso os funcionários podem atender às crescentes demandas do negócio, contribuindo no seu potencial máximo, ao mesmo tempo em que ocorre o equilíbrio entre seus objetivos e interesses pessoais.
3) Foco estratégico no trabalho.

Segundo Thais Leite, o processo para a elaboração dessa iniciativa foi desenvolvido pela área de Recursos Humanos em parceria com o Departamento Jurídico. "Foram realizadas pesquisas para entender qual a prática do mercado e a tendência que estava sendo utilizadas. Além disso, houve uma avaliação e aprovação do sindicato", declara, ao relembrar que a receptividade dos colaboradores foi excelente, pois existe uma grande participação do público interno. Além disso, ela enfatiza que os profissionais também perceberam as vantagens desta flexibilidade no cotidiano.

Na prática - A gerente de RH da P&G Brasil conta que os funcionários que marcam ponto devem alinhar o horário flexível com o gerente imediato, para que os ajustes necessários sejam feitos no cartão de marcação de ponto. "Os demais administram o horário de acordo com a agenda e a necessidade da companhia - core hour - 9h às 17h", completa.

De acordo com ela, se houver algum caso de abuso no limite do horário, o que poderá ocorrer é uma advertência formal. "É responsabilidade do gerente imediato a supervisão da utilização das políticas e benefícios da organização", informa ao ressaltar que o papel do RH nesse processo é acompanhar a utilização da política, medir os resultados e fazer ajustes, quando necessário.

Sem dúvida alguma a iniciativa de flexibilidade de horário trouxe vantagens aos colaboradores e à organização. Com a implantação dessa política, os funcionários podem administrar melhor seus compromissos pessoais e profissionais, trazendo mais motivação e orgulho em relação à empresa.

Outras ações - Os colaboradores da P&G Brasil contam também com outras ações que proporcionam flexibilidade. Um desses exemplos é a política da "Semana Comprimida". O propósito deste processo é fornecer um método alternativo de trabalhar as horas da semana, que atenda tanto às expectativas da empresa como os interesses dos indivíduos, objetivando um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

"A política consiste em flexibilizar o horário dos funcionários, permitindo que eles saiam do trabalho 2 ou 4 horas mais cedo nas sextas-feiras, ou cheguem 2 ou 4 horas mais tarde às segundas-feiras", destaca Thais Leite. Por fim, ela diz que a compensação das horas de expediente se dará posteriormente, trabalhando-se meia hora ou uma hora adicional de segunda a quinta-feira, respectivamente para quem se beneficiou de 2 ou 4 horas.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Élida Bezerra
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