Fator importante para o aumento da produtividade nas empresas, a Qualidade de
Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando cada vez mais espaço dentro das
organizações. Nos últimos anos, consequentemente, o cenário corporativo exige
das companhias mais atenção aos seus colaboradores. Sendo assim, as organizações
passaram a respeitar o capital humano e a pensar no bem-estar de seus
funcionários.
Muitas corporações adotaram políticas de qualidade de vida, incorporando
benefícios que proporcionam saúde e conforto aos seus colaboradores. Além de
obterem maior envolvimento das pessoas no desenvolvimento do trabalho, estas,
por sua vez, sentem-se mais dispostas, melhorando, assim, a performance durante
a realização nas suas respectivas atividades.
Preocupada com o equilíbrio da vida pessoal e profissional, como também,
interessada em oferecer uma vantagem competitiva, a P&G Brasil oferece aos seus
colaboradores uma cultura de promoção interna, visando à construção de uma longa
e bem-sucedida carreira na companhia. No entanto, para tornar essa política
possível, a organização oferece um estruturado programa de Qualidade de Vida que
inclui diversos benefícios como, por exemplo, a flexibilidade no horário, tanto
no início como no final do expediente.
A matriz da companhia está localizada em Cincinnati, Ohio, nos Estados
Unidos. Possui operações em 80 países e114 fábricas em todo o mundo. No Brasil,
iniciou suas operações em 1988 e, atualmente, emprega cerca de 2.800
funcionários no escritório central de São Paulo e nas fábricas de Louveira (SP),
com a produção de fraldas, absorventes femininos, xampus, condicionadores e
pomada para assaduras; de Anchieta (SP), detergentes em pó; de Salvador (BA),
matéria-prima para detergentes em pó; e de Manaus (AM), com a fabricação de
lâminas de barbear e escovas dentais.
Implantada em 2005, a política de Horário Flexível da P&G Brasil tem o
objetivo de assegurar flexibilidade para os funcionários estabelecerem seus
horários de trabalho, dentro das opções apresentadas, de forma que atenda tanto
às necessidades do negócio como as de cada pessoa. O colaborador tem a liberdade
de escolher o horário que melhor lhe convém, dentre as opções oferecidas: das 8h
às 17h; das 8h30 às 17h30 ou das 9h às 18h.
De acordo com Thais Leite, gerente de RH, uma vez que a P&G Brasil valoriza o
trabalho em equipe, esta prática estabelece um período durante o dia em que
todos os profissionais deverão estar no escritório, para haver interação entre
os líderes e as equipes. "As reuniões e os trabalhos em grupo deverão ser
marcados dentro do período determinado, que se inicia às 9h e termina às 17h.
Dessa forma, todos podem participar", explica ao acrescentar que a política é
aplicada aos funcionários do escritório, não incluindo os colaboradores das
fábricas - em função do formato e organização das linhas de produção.
Implantação - Para implantar essa política, a empresa tomou
como base alguns princípios. Dentre eles, estão:
1) Os interesses da companhia e dos indivíduos são inseparáveis.
2) Demonstração de respeito. Nesse caso os funcionários podem atender às
crescentes demandas do negócio, contribuindo no seu potencial máximo, ao mesmo
tempo em que ocorre o equilíbrio entre seus objetivos e interesses pessoais.
3) Foco estratégico no trabalho.
Segundo Thais Leite, o processo para a elaboração dessa iniciativa foi
desenvolvido pela área de Recursos Humanos em parceria com o Departamento
Jurídico. "Foram realizadas pesquisas para entender qual a prática do mercado e
a tendência que estava sendo utilizadas. Além disso, houve uma avaliação e
aprovação do sindicato", declara, ao relembrar que a receptividade dos
colaboradores foi excelente, pois existe uma grande participação do público
interno. Além disso, ela enfatiza que os profissionais também perceberam as
vantagens desta flexibilidade no cotidiano.
Na prática - A gerente de RH da P&G Brasil conta que os
funcionários que marcam ponto devem alinhar o horário flexível com o gerente
imediato, para que os ajustes necessários sejam feitos no cartão de marcação de
ponto. "Os demais administram o horário de acordo com a agenda e a necessidade
da companhia - core hour - 9h às 17h", completa.
De acordo com ela, se houver algum caso de abuso no limite do horário, o que
poderá ocorrer é uma advertência formal. "É responsabilidade do gerente imediato
a supervisão da utilização das políticas e benefícios da organização", informa
ao ressaltar que o papel do RH nesse processo é acompanhar a utilização da
política, medir os resultados e fazer ajustes, quando necessário.
Sem dúvida alguma a iniciativa de flexibilidade de horário trouxe vantagens
aos colaboradores e à organização. Com a implantação dessa política, os
funcionários podem administrar melhor seus compromissos pessoais e
profissionais, trazendo mais motivação e orgulho em relação à empresa.
Outras ações - Os colaboradores da P&G Brasil contam também
com outras ações que proporcionam flexibilidade. Um desses exemplos é a política
da "Semana Comprimida". O propósito deste processo é fornecer um método
alternativo de trabalhar as horas da semana, que atenda tanto às expectativas da
empresa como os interesses dos indivíduos, objetivando um melhor equilíbrio
entre o trabalho e a vida pessoal.
"A política consiste em flexibilizar o horário dos funcionários, permitindo
que eles saiam do trabalho 2 ou 4 horas mais cedo nas sextas-feiras, ou cheguem
2 ou 4 horas mais tarde às segundas-feiras", destaca Thais Leite. Por fim, ela
diz que a compensação das horas de expediente se dará posteriormente,
trabalhando-se meia hora ou uma hora adicional de segunda a quinta-feira,
respectivamente para quem se beneficiou de 2 ou 4 horas.