Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - A venda interna do projeto 

Data: 09/04/2009

 
 

Gerentes de Projeto nem sempre dão a devida atenção à venda interna do projeto em uma organização.   Quanto maior a empresa, maiores os aspectos políticos e estratégicos que devem ser gerenciados, e o sucesso do projeto pode ser função direta do apoio prévio dos líderes.

Obter a aprovação do chefe direto é uma coisa.  Ter apoio geral da empresa é outra completamente diferente.  Somente a distribuição de recursos (humanos e financeiros) e as variações no balanço de poder na organização já são razões mais do que suficientes para que o gerente de projeto analise cuidadosamente o impacto que seu projeto terá, e quais ações deve tomar para obter a maior aceitação possível de seu projeto.

A análise que o Gerente deve fazer pode se concentrar em 3 grupos:  Recursos, Política & Poder e Apresentação:

Recursos

Todo projeto consome recursos, e todo recurso é limitado.   Se você consegui verbas para seu projeto, algum projeto de sua ou outra área deixará de ser feito.   Ao conhecer quais setores não tiveram investimentos aprovados, você poderá se proteger contra possíveis “inimigos” do projeto.   Não quero dizer que se trate de uma guerra por recursos, mas não subestime a frustração que outros gestores podem ter.

Quando for o caso, mostre que seu projeto também trará benefícios aos demais, e sempre tenha um estrito controle financeiro, buscando formas de redução de custos e otimização do investimento.  Mostrar que você faz valer o investimento e que não há recursos sendo desperdiçados ajudará muito a que todos os líderes vejam seu projeto com bons olhos.

Política & Poder

O efeito é similar ao de recursos:  quando um setor inicia um projeto importante para a organização, naturalmente a balança de poder pode variar.  Novamente, quem sai perdendo terá a tendência a desmerecer o projeto.

Em muitos casos, o impacto pode ser ainda mais grave.  Líderes que perdem poder podem levar a situação para o lado pessoal, e agir por emoção ao invés da razão.

Não existem regras para solucionar este tipo de situação.  Depende muito da estrutura política de cada empresa e do tipo de líderes com os quais o gerente de projeto está lidando.   De forma geral, é sempre bom ter um patrocinador com força política.  O papel do gerente de projeto é não colocar mais lenha na fogueira das vaidades (evitando, por exemplo, qualquer tipo de exposição desnecessária do projeto).   Eventualmente acontecerão disputas, mas quais devem ser lutadas é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado.

Apresentação

A forma como você apresenta seu projeto na organização pode dar um ótimo empurrão inicial e uma trégua nas pressões dos líderes.  Não se trata de mostrar detalhes técnicos e eficiência gerencial.  O gerente de projeto deve pensar como os altos gestores da organização e mostrar como o projeto se alinhará com a estratégia e objetivos corporativos.

O que mais importa à liderança é o resultado final do projeto.  Claro que eles devem ter a tranquilidade quando ao desempenho e execução, mas nada substitui que eles vejam um alto potencial (realista!) no produto do projeto.



 
Referência: Stake Holder
Autor: Luiz de Paiva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisObras: Saiba como distingüir as funções de cada profissional dentro de uma obra
SaúdeA Importância da Hipertrofia para o Emagrecimento
Economizar / Poupar10 táticas para economizar dinheiro com bichos de estimação
Entrevista de empregoConfira os 10 principais erros que profissionais cometem em entrevistas e dinâmicas
Carreira / EmpregoVida profissional: um bom líder pode não ser o profissional destaque!
ImóveisComo vender bem seu imóvel?
Carro / VeículoTroca com troco: vale a pena conseguir dinheiro dessa maneira?
Economizar / PouparEconomize, sem mudar seus hábitos alimentares!
Finanças pessoaisVencer na vida é só o primeiro passo…
Impostos / TributosImposto de renda (IR): As despesas médicas efetuadas com filho não considerado dependente são dedutíveis?