Gerentes de Projeto nem sempre dão a devida atenção à venda interna do 
projeto em uma organização.   Quanto maior a empresa, maiores os aspectos 
políticos e estratégicos que devem ser gerenciados, e o sucesso do projeto pode 
ser função direta do apoio prévio dos líderes.
Obter a aprovação do chefe direto é uma coisa.  Ter apoio geral da empresa é 
outra completamente diferente.  Somente a distribuição de recursos (humanos e 
financeiros) e as variações no balanço de poder na organização já são razões 
mais do que suficientes para que o gerente de projeto analise cuidadosamente o 
impacto que seu projeto terá, e quais ações deve tomar para obter a maior 
aceitação possível de seu projeto.
A análise que o Gerente deve fazer pode se concentrar em 3 grupos:  Recursos, 
Política & Poder e Apresentação:
Recursos
Todo projeto consome recursos, e todo recurso é limitado.   Se você consegui 
verbas para seu projeto, algum projeto de sua ou outra área deixará de ser 
feito.   Ao conhecer quais setores não tiveram investimentos aprovados, você 
poderá se proteger contra possíveis “inimigos” do projeto.   Não quero dizer que 
se trate de uma guerra por recursos, mas não subestime a frustração que outros 
gestores podem ter.
Quando for o caso, mostre que seu projeto também trará benefícios aos demais, 
e sempre tenha um estrito controle financeiro, buscando formas de redução de 
custos e otimização do investimento.  Mostrar que você faz valer o investimento 
e que não há recursos sendo desperdiçados ajudará muito a que todos os líderes 
vejam seu projeto com bons olhos.
Política & Poder
O efeito é similar ao de recursos:  quando um setor inicia um projeto 
importante para a organização, naturalmente a balança de poder pode variar.  
Novamente, quem sai perdendo terá a tendência a desmerecer o projeto.
Em muitos casos, o impacto pode ser ainda mais grave.  Líderes que perdem 
poder podem levar a situação para o lado pessoal, e agir por emoção ao invés da 
razão.
Não existem regras para solucionar este tipo de situação.  Depende muito da 
estrutura política de cada empresa e do tipo de líderes com os quais o gerente 
de projeto está lidando.   De forma geral, é sempre bom ter um patrocinador com 
força política.  O papel do gerente de projeto é não colocar mais lenha na 
fogueira das vaidades (evitando, por exemplo, qualquer tipo de exposição 
desnecessária do projeto).   Eventualmente acontecerão disputas, mas quais devem 
ser lutadas é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado.
Apresentação
A forma como você apresenta seu projeto na organização pode dar um ótimo 
empurrão inicial e uma trégua nas pressões dos líderes.  Não se trata de mostrar 
detalhes técnicos e eficiência gerencial.  O gerente de projeto deve pensar como 
os altos gestores da organização e mostrar como o projeto se alinhará com a 
estratégia e objetivos corporativos.
O que mais importa à liderança é o resultado final do projeto.  Claro que 
eles devem ter a tranquilidade quando ao desempenho e execução, mas nada 
substitui que eles vejam um alto potencial (realista!) no produto do projeto.