Muitos sonham com abrir seu próprio negócio, mas é muito comum a dúvida sobre
que tipo de produto ou serviço vender. Alguns já são especialistas em uma
atividade, e não possuem dúvidas sobre o negócio – mas este não é o caso mais
comum.
Os recursos são sempre limitados, e uma escolha errada pode jogar um balde de
água gelada nas aspirações do candidato a empreendedor. Isto vale também para
a expansão de um negócio. Um produto de sucesso é um bom início, mas nunca a
garantia de que os produtos futuros também terão o mesmo resultado.
Encontrei hoje um artigo de Junho do Small Business Resource que nos dá 9
dicas de como decidir o que vender:
1. Deve ser algo que as pessoas querem ou precisam.
2. Deve ter boa qualidade e ser eficiente.
3. Deve ser algo que possa ser produzido ou criado a um custo 2-5 vezes menor
que o preço de venda.
4. Deve ter um mercado focado que você consegue alcançar com seus recursos.
5. Você deve ter como descrever um cliente típico naquele mercado em
detalhe. (Por exemplo: sua idade, sexo, renda, se compram o produto para eles
mesmos ou para outros, porque querem o produto ou serviço, com que frequência
compram o produto, aonde conseguem atender a esta necessidade no momento.)
6. Deve ser algo que possa gerar oportunidades de vendas repetidas para o
mesmo cliente, o que permita a venda de acessórios ou produtos relacionados.
7. Deve existir uma forma prática e com custo razoável de fazer o produto
chegar ao cliente.
8. Devem existir produtos relacionados, e possivelmente mais caros, que você
possa vendar aos clientes satisfeitos após a primeira venda.
9. Deve ser algo que você gosta, e que acredita que o preço de venda não é
maior do que o valor oferecido.