Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Gerenciamento Perfeito = Processos Perfeitos 

Data: 19/12/2008

 
 

Não existe gerenciamento perfeito sem processos perfeitos.

Em meu último post, no qual publiquei duas tiras do Dilbert sobre gerenciamento de projetos, o Sidney, do Infocontrol escreveu uma dúvida interessante: “Como você costuma lidar quando a gerência é perfeita mas os métodos de trabalho não o são? Comunicação ou Burocratização?“.

Bom, em primeiro lugar, vamos esclarecer que sempre que dizemos perfeito estamos nos referindo a algo que atingiu um alto nível de excelência. Perfeição pura não existe.

Agora, vamos à questão do Sidney. Em minha visão, os métodos de trabalho estão diretamente associados à gerência. Quem define ou ao menos orienta os processos em grande parte das empresas são os gestores. Portanto, processos falhos devem ser diretamente atribuídos a uma gerência imperfeita. Fugir deste fato pareceria mais uma desculpa de quem está falhando. Por exemplo:

  • E se a gerência não é quem define os métodos de trabalho? - Então a gerência está sendo imperfeita em influenciar a mudança na empresa.
  • E se são os altos executivas da empresa os que definem os processos? - Então a gerência está sendo imperfeita no gerenciamento de stakeholders.
  • E se os funcionários não seguem os processos? - Então a gerência está sendo imperfeita no processo de seleção ou treinamento da equipe.

A lista pode continuar, mas não vejo necessidade. Um gerente que deseja atingir a excelência deve ter ótimas habilidades em todos os aspectos de seu trabalho. Falando específicamente do gerente de projetos, isso significa, por exemplo, dominar a teoria e a aplicação de todas as áreas de conhecimento relacionadas à atividade, como gerenciamento de escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integração (sim, colei do PMBOK).

Na prática, a perfeição no existe. O que deve exitir é um constante aprimoramento da capacidade e das habilidades do gerente de projetos.



 
Referência: Blog Stakeholder
Autor: Luis Paiva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosAgradecimentos a referências na revista
Carreira / EmpregoComo será o mercado de trabalho para nossos filhos e netos?
Ações / Bolsa de ValoresVolatilidade: devem os bancos centrais intervir nos mercados financeiros?
ImóveisComo ganhar dinheiro com imóveis
VendasComo funciona a formação de uma equipe de vendas
Empréstimo / FinanciamentoCenário é de alta oferta de crédito. Cuidado ao se render a este dinheiro extra
Economizar / PouparUso consciente: saiba como economizar energia, ajudando o planeta e o bolso
Carreira / EmpregoÉ preciso ter limites! Saiba avaliar se seu sonho já virou uma obsessão
CambioSem planejamento, encerrar a vida profissional pode ser frustrante
AposentadoriaApetite ao risco: investidores de previdência privada apostam em renda variável