Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Gerenciamento Perfeito = Processos Perfeitos 

Data: 19/12/2008

 
 

Não existe gerenciamento perfeito sem processos perfeitos.

Em meu último post, no qual publiquei duas tiras do Dilbert sobre gerenciamento de projetos, o Sidney, do Infocontrol escreveu uma dúvida interessante: “Como você costuma lidar quando a gerência é perfeita mas os métodos de trabalho não o são? Comunicação ou Burocratização?“.

Bom, em primeiro lugar, vamos esclarecer que sempre que dizemos perfeito estamos nos referindo a algo que atingiu um alto nível de excelência. Perfeição pura não existe.

Agora, vamos à questão do Sidney. Em minha visão, os métodos de trabalho estão diretamente associados à gerência. Quem define ou ao menos orienta os processos em grande parte das empresas são os gestores. Portanto, processos falhos devem ser diretamente atribuídos a uma gerência imperfeita. Fugir deste fato pareceria mais uma desculpa de quem está falhando. Por exemplo:

  • E se a gerência não é quem define os métodos de trabalho? - Então a gerência está sendo imperfeita em influenciar a mudança na empresa.
  • E se são os altos executivas da empresa os que definem os processos? - Então a gerência está sendo imperfeita no gerenciamento de stakeholders.
  • E se os funcionários não seguem os processos? - Então a gerência está sendo imperfeita no processo de seleção ou treinamento da equipe.

A lista pode continuar, mas não vejo necessidade. Um gerente que deseja atingir a excelência deve ter ótimas habilidades em todos os aspectos de seu trabalho. Falando específicamente do gerente de projetos, isso significa, por exemplo, dominar a teoria e a aplicação de todas as áreas de conhecimento relacionadas à atividade, como gerenciamento de escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integração (sim, colei do PMBOK).

Na prática, a perfeição no existe. O que deve exitir é um constante aprimoramento da capacidade e das habilidades do gerente de projetos.



 
Referência: Blog Stakeholder
Autor: Luis Paiva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ConsumidorAtitudes do consumidor consciente e do investidor inteligente
Carreira / EmpregoConsultor conta o segredo das reuniões eficazes
Carreira / EmpregoContratação só por indicação existe em empresas que não têm governança corporativa
Negócios / EmpreendedorismoOs nove jeitos mais comuns de ir à falência
Carreira / EmpregoLíder: 10 dicas para o profissional ser admirado e respeitado pela equipe
Carreira / EmpregoDá para tratar todo mundo igual no trabalho, ou é hipocrisia?
Carreira / EmpregoO que as empresas buscam nos jovens profissionais?
Finanças pessoaisGuia de Orçamento - Fluxo de Caixa
Ações / Bolsa de ValoresOnde obter informações sobre o mercado ?
Modelos de documentosRequerimento: Certidão negativa do imposto de renda de pessoa jurídica