Ter uma ampla rede de contatos é o segredo para os profissionais de sucesso
nos dias de hoje. Aumentar e fidelizar essa rede é ainda mais importante. Na sua
carreira, podem ser esses contatos que te ajudarão a alcançar suas tão sonhadas
metas ou aquele tão almejado emprego!
O currículo, sem dúvida, é importante, porém quando é aberta uma nova
oportunidade em alguma organização, surge aquela conhecida frase do empregador:
"será que vocês não conhecem alguém para esta vaga?". Sendo assim, mesmo sem
elaborar um currículo, ou pedir ajuda a uma empresa de recolocação, seus
próprios amigos podem te oferecer melhores chances na sua carreira. Eles podem
indicar você para uma suposta vaga de emprego na organização em que trabalham.
Nesse caso, pertencer a associações e estreitar alianças com o maior número
de pessoas possíveis, por meio de fornecedores, clientes e amigos é um ótimo
caminho. Então invista!
A garantia do sucesso é ter relacionamento e confiança baseados numa ampla
rede de contatos. Embora a Internet tenha facilitado o agrupamento de pessoas,
formando redes, é ainda o aperto de mão, o cafezinho com o cliente e o telefone
que não pára de tocar, que faz com que nossas agendas fiquem cada vez mais
lotadas com novos nomes! Você deve estar atento sempre, e posicionar-se com um
espírito empreendedor em diversas situações, mesmo quando conhece uma pessoa
nova.
Elaborei 10 idéias criativas que eu tenho usado comigo para ter uma rede de
contatos efetiva e duradoura e quero compartilhar com você:
1 – Fique atento. Seus colaboradores, colegas de trabalho e clientes
são seus melhores artifícios para fazer novos contatos. Um cliente satisfeito
comentará com os outros sobre sua empresa ou seus serviços, fazendo com que as
pessoas do seu círculo de amizades te procurem para fechar algum negócio, ou
mesmo aumentar sua rede de contatos.
2 – Participar de organizações empresariais. Essas associações sempre
organizam encontros ou passeios, em que se pode conhecer diversos outros
profissionais de diversas partes do mundo. Participar da Associação dos
Empreendedores da sua cidade, por exemplo, fará com que você conheça e entre em
contato com profissionais com o mesmo objetivo que você.
3 – Participar de viagens comerciais. Esta é a forma mais sensata de
fazer contatos em localizações diferentes da sua. Pode ser em outro estado ou
até em outro país. A partir desses novos contatos, você pode estudar a cultura
dessa nova região, verificar as empresas que já existem lá, e inclusive,
expandir seu negócio ou seu talento nessa nova localidade.
4 – Participar de olimpíadas empresariais. Para fazer novos contatos
há que se suar a camisa, literalmente! É cada vez maior o número de empresas que
organizam atividades esportivas entre os funcionários ou entre empresas de uma
determinada região. Participar dessas atividades também aumenta e muito sua rede
de contatos.
5 – Stands e Feiras. É sempre mais cômodo pedir ao Relações
Públicas... Mas por que você mesmo não atribui a si essa tarefa também? Nas
feiras, você pode ir diretamente ao stand que lhe interessa, apresentar-se e
fazer mais contatos. É uma maneira mais prática de estreitar relações com quem
realmente lhe interessa.
6 – Congressos e Convenções. Aqui o empreendedor encontra a chave do
sucesso para fazer diversos contatos, em que ele pode encontrar diversas
oportunidades para o seu crescimento. E isso pode acontecer tanto no âmbito
nacional como no internacional, ampliando a possibilidade de expandir fronteiras
e estabelecer novos contatos.
8 – Fazer cursos. Os cursos são um ponto-de-encontro vital para os
profissionais que pretendem aumentar o número de contatos e estabelecer novos
relacionamentos. Já existe um número considerável de executivos que se
matriculam em cursos ou pós-graduações, não só para adquirir conhecimento em
determinadas áreas, como também para ampliar seus currículos acadêmicos, serem
vistos e fazer mais contatos.
9 – Clubes / Bares / Restaurantes. Fazer novos contatos nem sempre
requer muito trabalho. Os momentos de ócio e entretenimento acabam se tornando
lugares propícios para engatar novos relacionamentos. Muitos clubes, hotéis,
bares e restaurantes acabem virando verdadeiros fóruns de encontros entre
empresas, empresários e profissionais, todos com interesses mercadológicos
comuns.
10 – Volte à Universidade! Você ainda se lembra daquele companheiro de
faculdade que te passava colas? Pois, nesse exato momento, esta ou uma outra
pessoa dos seus tempos de escola pode ocupar um posto de direção em uma grande
empresa, estar bastante relacionado e ser a mão que você precisa para conhecer
pessoas estratégicas. Sendo assim, se você não mantém contato com esses antigos
amigos, procure-os. Existem muitas escolas e universidades que têm associações
com antigos alunos. A Internet também pode te ajudar neste caso!
Boa Sorte!