Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Vendas - Atendimento ao cliente - a tecnologia e...as pessoas  

Data: 18/12/2008

 
 

A globalização, a livre concorrência, os vultuosos investimentos em telecomunicações (dentre os quais as mais recentes tecnologias da informática aplicadas aos call centers) fizeram e estão fazendo com que empresários, comerciantes, profissionais liberais, prestadores de serviços e outros – preocupados com os seus Clientes –  invistam pesado nos chamados SAC’s (Serviços de Atendimento a Clientes).

Estes investimentos vão desde a compra, instalação e até terceirização de atividades, quer seja via uma simples linha 0800 até sofisticadas estruturas de atendimento, onde atendentes são treinados e vultuosas quantias são investidas a favor de “Sua Majestade o Cliente”.

Resultado disso é que nos últimos 5 anos o volume de serviço das centrais de atendimento triplicou. Estima-se em 300.000 (sim, trezentos mil!) o número de profissionais dedicados a ouvir queixas e sugestões de consumidores. As Centrais de Atendimento, um negócio que movimentou mais de meio bilhão de reais em 2000, estão indo de “vento em popa”. São Paulo é tida como a meca do telemarketing (mais de 80% dessas centrais operam em São Paulo). Afinal, conquistar a fidelidade do Cliente virou, nos últimos tempos, uma obsessão corporativa.

Excelente!!!

Nós como Clientes e consumidores ganhamos – e muito – com esse novo tipo de serviço nestes últimos anos. Aí fica uma questão que deve ser pensada e repensada por todos aqueles que empreendem um negócio, os que já implantaram ou, ainda, os que estão na iminência de implantá-lo:

Vamos falar um pouco do Ser Humano. Aqueles empregados que fazem o face-to-face com os Clientes. Conhecem a filosofia e a política de atendimento da organização à qual pertencem? Estão devidamente treinados?

E aí vai desde uma grande organização, com todos os recursos e tecnologias disponíveis, até um restaurante com os seus Garçons; as clínicas médicas e odontológicas com os seus Atendentes; o comércio em geral com os seus Balconistas e Vendedores. Enfim, os Caixas, Telefonistas, Recepcionistas,  Motoristas e quaisquer outros profissionais que representam Você Empresário perante os seus Clientes.

Nada melhor que os fatos do cotidiano para ilustrar os conceitos acima expostos. Acredito que muitas pessoas são surpreendidas no dia-a-dia por situações,  diferentes na sua natureza, porém razoavelmente semelhantes no seu conteúdo,  com o relato a seguir:

Dia desses saí de casa com destino ao meu escritório quando numa esquina, ao acessar uma avenida, um Motorista de um Disk Guincho quase abalroou o meu veículo -  por trás -   sem que eu ao menos tivesse cometido qualquer ato que justificasse a sua atitude. Assustado, quase joguei o meu veículo sobre a calçada e parei, pois o Motorista buzinava insistentemente. Quando o Disk Guincho (que depois vim a apurar, pertence a uma grande rede de prestação desse tipo de serviço) passou por mim, seu Condutor disse coisas que seguramente minha falecida Mãe não merecia.

Bem, vamos continuar com os fatos. Espantado com o que estava acontecendo, ainda tive a percepção de observar quando o mesmo estava indo embora, um ENORME NÚMERO DE TELEFONE 0800 EM LETRAS GARRAFAIS na traseira do caminhão.

Não tive dúvidas. Peguei o celular e disquei o tal número para denunciar o péssimo profissional da tal empresa que, preservando a MINHA ÉTICA, prefiro não revelar o nome.

Foi pior!


Percebendo a minha atitude, o Motorista certamente imaginou que eu estava fazendo algo contra ele (afinal ninguém é ingênuo!) e não teve dúvidas: fechou a minha frente!!! Para evitar algo pior, desviei, acelerei e tomei o meu rumo. Parei num local longe da ira deste “profissional” e, tranquilamente, disquei para o número 0800. Fui atendido com requintes de 1º  Mundo. Seguramente a Atendente havia sido treinada para isto. Anotou prontamente todos os detalhes, perguntou outros e comprometeu-se a encaminhar providências.

Maravilha! Sua atitude fez sentir-me um “World Class Citizen”.

Coisas da vida! Segui o meu rumo,  torcendo para nunca mais cruzar com motoristas desse tipo, o que é cada vez mais comum nos dias de hoje, com toda essa violência solta por aí.

Porém, três questões ficam  para reflexão dos empreendedores e líderes que gerenciam Seres Humanos:

1.
Qual a imagem que ficou desta empresa?
2. Você, Leitor, já pensou seriamente na dimensão humana que se sobrepõe às modernidades tecnológicas abordadas no início deste artigo?



 
Referência: gestaodecarreira.com.br
Autor: Milzíade Malgoska
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :